Olá!

Quando falamos sobre guardar dinheiro para uma necessidade futura, nos referimos à reserva de emergências (eu gosto de chamar de reserva de oportunidades, pois também pode ser direcionada para a construção de negócios e sou mais positiva).

Afinal, ter em mente que precisamos possuir algo que nos permita viver tranquilamente quando não tivermos condições de manter a entrada de dinheiro é muito importante (lembra o que aconteceu no início da pandemia?).

No entanto, tenha sempre atenção sobre o local que irá escolher para construir sua reserva de oportunidades, alguns pontos precisam ser checados para direcionar essa escolha; por isso, te dou essas dicas:

1 – Você nunca sabe quando a oportunidade ou emergência irá acontecer, assim foque em locais que tenham liquidez diária, ou seja, na hora que precisar do dinheiro ele estará na sua mão;

2 – Você deve estar segura quanto a possibilidade de rendimento, foque em tipos que apresentam risco baixo (você não quer perder dinheiro com as variações do mercado, não é?);

3 – Calcule o valor a ser construído especificando sua realidade de vida atual, para você se manter durante três ou seis meses sem nenhuma entrada financeira, isto serve para lhe dar suporte até conseguir novamente uma fonte de renda.

Como eu digo sempre: TEMPO! A reserva é construída no tempo, comece a incluir nas despesas em seu planejamento mensal. 

Quando eu montei a minha, levei uns bons quatro anos para que ela chegasse no valor que eu desejava; não tenha em mente que montará rapidamente, você precisará de disciplina! mas, no final, a sensação de segurança apresenta uma paz cotidiana em nossa vida.

A minha reserva está no tesouro selic, há outras possibilidades, mas eu me sinto segura com a que escolhi. No Clube Acionista tem um texto sobre o Tesouro Direto, vou deixar o link aqui.

Até breve!

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias