Brasileiros sentem no bolso o aumento dos preços em todos os setores causado pelas incertezas na economia e a organização financeira se torna cada vez mais necessária.

A ida até o supermercado ou ao posto de combustíveis tem sido um desafio para todos, os preços dos alimentos, produtos de limpeza e, claro, da gasolina tem se movimentado bastante em 2021. Esses movimentos têm assustado o consumidor que observa o seu poder de compra ser reduzido.

As empresas têm feito reajustes de preços maiores e em menor tempo para compensar os custos com produção, commodities e transporte e isso inevitavelmente é repassado ao consumidor final.

Algumas alternativas como a substituição de produtos, compras em dias de promoção, aplicativos de cashback e listas de compras tem sido usadas para reduzir esse impacto na área mais sensível do ser humano (o bolso). Mas, além disso, ter um bom controle sobre as finanças ameniza os impactos da crise gerada pela pandemia de Covid-19.

De qual forma a organização financeira pode ajudar?

Como a única alternativa para milhões de brasileiros é enfrentar o momento turbulento, ter um bom controle nas finanças pode ser fundamental para ter êxito na luta contra a inflação que deve atingir o dobro da meta estabelecida pelo governo.

O primeiro passo é identificar se além de estar pagando um alto preço nos produtos que consome, também existe um desperdício de dinheiro passando despercebido como assinaturas que não são usadas, taxas bancárias, compras por impulso e pagamento de juros e multas por atraso.

Em seguida é fundamental ter um controle do dinheiro que entra e do que sai, podendo usar planilhas de controle ou para quem preferir um caderno de anotações.

Saber onde está sendo gasto cada centavo e viver dentro dos rendimentos mensais é uma forma de organização financeira que ameniza momentos de crise como o que estamos vivendo e ajuda a manter uma vida equilibrada.

Quer mais dicas sobre organização financeira? acesse nosso E-book Economês Traduzido

Publicidade