O mês de março foi, sem dúvida, especial e cheio de significados para as discussões de diversidade e equidade de gênero. Para nós, este ano tem um gostinho ainda mais especial, pois marca 1 ano da criação do IBRI Mulheres.

Em 2020, o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) iniciou um novo biênio de gestão e com ele vieram a percepção da necessidade e a busca por um mercado mais igualitário. Assim surgiu a ideia de criar o IBRI Mulheres, idealizado pelas lideranças femininas do Instituto com o propósito de contribuir para a visão e a perspectiva da mulher como profissional de Relações com Investidores.

A pandemia trouxe muitas dificuldades, mas também favoreceu as discussões em volta de ESG (sigla em inglês de Environmental, Social and Governance) e criou um olhar mais profundo para a necessidade de maior diversidade e equidade de gênero no mercado de trabalho. Em um ambiente predominantemente masculino, as mulheres profissionais de Relações com Investidores representavam apenas 23% em cargos de gerências e 10% em diretorias, segundo dados do último Censo de RI realizado em 2018 em uma parceria IBRI/CVM.

O IBRI Mulheres tem como objetivo discutir e contribuir para a disseminação da visão e perspectiva das profissionais de Relações com Investidores, além de representar o pensamento da mulher executiva, ampliando o engajamento das mulheres nos temas relacionados ao seu papel no universo corporativo. Dessa forma, como ponto de partida, definimos três focos principais: ampliar a participação feminina no mercado de capitais; promover maior integração entre gêneros; e enaltecer as histórias com carreiras consolidadas.

Naquele momento, não poderíamos imaginar que já conseguiríamos tamanha repercussão e que, apesar das dificuldades, a nossa disposição para criamos e interagirmos de forma diferente só aumentava e com isso conseguimos, em meio ao cenário adverso, difundir o nosso propósito. Foram meses desafiadores, buscando identificar o nosso público, as nossas dificuldades e como poderíamos prover recursos para integrar e desenvolver mulheres no mercado de capitais sem perder a essência de estarmos próximas, mesmo que virtualmente.

A discussão sobre gênero e diversidade tornou-se um caminho sem volta e para nós é só o começo de uma longa jornada. Acreditamos que com empenho e dedicação conseguiremos discutir de forma profunda a importância da diversidade, em especial em cargos de gestão, para a criação de empresas de maior impacto positivo e performance. O caminho é longo, as oportunidades ainda são desiguais, mas a identificação das diferenças, por si só, já é um grande combustível para buscarmos equidade.

Estamos otimistas e continuamos trabalhando em uma agenda robusta de interações com nossas associadas a fim de promover mais desenvolvimento e inspirações para nós, Mulheres de Relações com Investidores.

Para finalizar, temos a enorme satisfação de inaugurar aqui a nossa parceria com o Portal Acionista, onde passaremos a contribuir mensalmente com a coluna do IBRI Mulheres, discorrendo sobre temas relacionados ao mercado de capitais.

Até o próximo mês!

Marília Nogueira

Executiva com mais de 15 anos de experiência em Finanças, Controladoria e Relações com Investidores. É Diretora de Relações com Investidores da EDP Brasil, empresa em que atua desde 2011. Adicionalmente é Diretora de Comunicação e Eventos do IBRI desde 2020. É formada em Economia pela FACAMP, com MBA em Finanças e Controladoria pela FGV.

Sandra Calcado

Executiva com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Relações com Investidores, Estratégia e Governança Corporativa. Foi Head das áreas de Planejamento (FP&A), Relações com Investidores (RI) e Controladoria na Wilson Sons, RI na Queiroz Galvão Óleo e Gás e PetroRio. É Coordenadora do IBRI Mulheres, Conselheira de Administração do FnP e atuou também na Shell. Atualmente é responsável pelas áreas de Relações com Investidores, Estratégia e ESG da Log-In Logística Intermodal. Engenheira de Produção pela UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com extensão no full-time MBA da Manchester Business School, e Doutoranda em Administração pela Rennes School of Business.

Publicidade

Ajuste sua estratégia

As análises dos resultados trimestrais das empresas em um só lugar.