Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

A era da indústria 4.0 tornando as finanças mais femininas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você sabia que a vida financeira está mudando e que o mercado de capitais vem incorporando funções da Inteligência Artificial? A novidade é que estamos entrando na era da Indústria 4.0, com a automação da indústria e das finanças sendo considerada a Quarta Revolução Industrial. Por que ela é importante? Porque ela também vai afetar as nossas finanças pessoais e a forma como nos relacionamos com o nosso dinheiro. 

A Indústria 4.0 compreende um amplo sistema de tecnologias avançadas que usam a Inteligência Artificial, a robótica, a internet das coisas e a computação em nuvem, tecnologias que estão mudando a economia e a forma de fazermos finanças e negócios no Brasil e no Mundo. Os Robôs-Advisors são um exemplo de aplicação da Inteligência Artificial que opera algoritmos matemáticos para fazer previsões de retornos de investimentos. 

Robôs-advisors vão facilitar o acesso das mulheres aos investimentos 

Um único Robô-Adivisor é capaz de fazer milhares de simulações de combinações de investimentos em carteiras digitais. A capacidade de previsão sobre o comportamento dos ativos do mercado que os robôs apresentam significa um enorme avanço na forma de fazer finanças, pois eles operam em tempo real, algo impensável para um conselheiro financeiro humano, em qualquer lugar do mundo. 

Publicidade




As fintechs brasileiras estão atentas a estas mudanças e vão usar a Inteligência Artificial a favor das mulheres. O banco digital ElasBank é a primeira fintech brasileira a anunciar que vai empregar um robô de investimentos com capacidade similar ao que é usado pela bolsa de valores B3. A fintech se prepara para a revolução financeira que vem chegando por aí e vai usar robôs para fazer dezenas de realocações por dia, e gerar retorno financeiro com maior precisão.  O uso do Robô-Advisor vai facilitar o acesso de cada vez mais mulheres aos investimentos financeiros que oferecem maior retorno e criar maior afinidade do público feminino com os investimentos.

Além do excelente trabalho de previsão que o Robo-Advisor permite ao automatizar os investimentos, ele garante tranquilidade para as mulheres que querem investir, mas não se sentem confiantes sobre o seu conhecimento financeiro e a sua habilidade para acompanhar as oscilações de mercado. O uso do Robô-Advisor é uma medida para promover o futuro financeiro das mulheres investidoras.

Robô-advisor Elasbank: reduzindo o gap de gênero em finanças

A ElasBank investiu na construção de um Robô-Advisor que auxilia as mulheres a manterem os seus investimentos sob controle, com monitoramento 24 horas ao dia, 7 dias por semana. A cada minuto, o robô faz um novo balanceamento dos investimentos e, se necessário, vai redistribuir e equilibrar os novos aportes financeiros de forma a partilhar o dinheiro por diversos investimentos que compõem uma carteira, gerando uma excelente diversificação de portfólios. 

A ElasBank também vai oferecer serviço de aconselhamento robótico projetado com o objetivo de reduzir as lacunas financeiras de gênero, mas os serviços são ofertados a clientes de todas as identidades e expressões de gênero. Assim, será possível para as mulheres investir com muito mais tranquilidade, pois o robô irá rebalancear os investimentos, toda vez que perceber oscilações bruscas de mercado. Dessa forma, será mais eficiente fazer o controle dos riscos de mercado. 

Outra vantagem de usar os investimentos robotizados é a possibilidade de conjugar ativos que são responsivos aos Investimentos Responsáveis, em carteiras que combinam com o Estilo de cada de investidora, pois estão em conformidade com os princípios ESG (Ambiental, Social, Governança) da ONU, que estão entre as preferências das mulheres para investir.

Mulheres e investimentos responsáveis

Conforme um estudo da moxiefutures (2018) Understanding Female Investors, as mulheres têm uma demanda mais alta que os homens por investimentos responsáveis. Cerca de dois terços (65%) das mulheres afirmam que desejam investir em causas que são importantes para elas e mais da metade (52%) das mulheres investidoras estão atualmente engajadas em investimentos de impacto, em comparação com 41% dos homens. 

Na verdade, em todos os mercados, cerca de um terço das mulheres são ativas em prol das causas sociais e ambientais – ou seja, tentam ativamente ser uma investidora responsável pesquisando empresas que estejam em conformidade com os princípios de ESG  e evitando certos investimentos que entram em conflito com tais valores.

As mulheres são mais conservadoras ao investir e se preocupam mais sobre como o dinheiro delas está sendo aplicado.

A indústria 4.0 vai tornar as finanças mais femininas

A Inteligência Artificial vai tornar possível combinar ações sociais, causas ambientais e lucro de mercado, em carteiras idealizadas para cada cliente, em curto espaço de tempo. Os Robôs-Advisors vieram para ficar e vão auxiliar as investidoras entusiasmadas a investirem em um mundo melhor, mais seguro e mais responsável com as gerações futuras, além de diminuir o Gap de gênero em finanças.  

A Era da Indústria 4.0 é bem-vinda e vai permitir capacitar o mercado financeiro para criar riqueza para mais mulheres reduzindo o Gap de Gênero. Trata-se de defender uma nova forma de investir que não comprometa os valores das mulheres, tornando os investimentos mais atrativos e mais familiares para elas. A Inteligência Artificial representa uma forma progressiva, pioneira de se fazer investimentos sustentáveis e construir um futuro financeiro melhor para as mulheres.

Fique de olho nessa novidade que vai tornar o mundo financeiro muito mais feminino.

Dra. Vanise Zimmer Presidente ElaBank

ElasBank

ElasBank

A empresa ElasBank atua focada na prestação de serviços financeiros voltados para o atendimento ao seguimento de Fintech Ladies, Startups e empreendedoras que fornecem serviços para o público feminino.

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.