Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Mulheres que investem com “estilo”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Ser “estilosa” é uma característica desejada por muitas mulheres. Na cultura brasileira, com frequência, a palavra é usada para referir à forma de se vestir, a temas de moda ou a lifestyle.

Quando pensamos, no sentido mais amplo da palavra estilo, podemos aplicá-la para descrever diversas outras formas de se portar ou agir em sociedade e em várias outras áreas da vida, como por exemplo, na arquitetura, na música, nas artes, no atletismo ou mesmo nas finanças.

As mulheres usam um estilo próprio para investir

Publicidade




Quando o assunto é finanças e investimento financeiro, o termo estilo é usado para descrever as mulheres que investem de acordo com o seu padrão de comportamento. A forma como uma pessoa aplica os recursos, depende de um padrão específico de comportamento que envolve ações mais ou menos elaboradas, pensadas e planejadas.

O estilo de investir depende de muitos fatores como a sua experiência de vida, a sua idade, a sua renda, o seu estado civil, o seu patrimônio, o montante e a disponibilidade futura dos recursos a investir, a familiaridade que a investidora tem com o mercado financeiro, os conhecimentos técnicos que possui sobre finanças, e até mesmo a sua personalidade e  fatores culturais.

Considerando que o estilo apresentado pela mulher investidora vai interferir nos seus resultados de lucro e pode significar maior risco de perder o dinheiro investido, é fundamental para ter sucesso nos investimentos levar em conta todos estes fatores sociais, econômicos e psicossociais, que determinam o estilo de investir de cada um.

O que fazer para investir com segurança e ter bons resultados?

Para investir com segurança e otimizar os resultados dos investimentos, é adequado que as escolhas de cada ação, fundo de investimentos e outros ativos que vão compor a carteira estejam em conformidade com o estilo próprio da pessoa que investe. Dessa forma, é possível compor uma carteira ótima, ideal para cada investidora desde que atenda a três critérios básicos:

  1. que seja compatível com os objetivos e com as metas de vida;
  2. que não supere a tolerância individual ao risco;
  3. que ao mesmo tempo atenda as expectativas de retorno de cada um.

Neste sentido, podemos dizer que, da mesma forma que cada mulher apresenta um estilo  próprio ao se vestir (arrojada, elegante, irreverente, audaciosa, conservadora, etc.), uma investidora também tem um estilo de investir podendo ser mais ou menos audaciosa – quando assume mais riscos – ou mais arrojada – quando usa cálculos quantitativos e cria estratégias complexas para investir – ou mais conservadora – quando prefere arriscar menos aceitando ter um lucro menor, para garantir não perder o recurso principal investido.

Acredite, você sabe investir com estilo. Sério mesmo?

Sim, e isso vai além do simples jogo de palavras “in-vestir com estilo”. Todas estas formas de investir são estilos que as mulheres podem apresentar de acordo com o seu padrão de comportamento único e com a sua situação econômico-social.

“Conhecer o seu próprio estilo de investidora é uma forma responsável de iniciar a sua carreira no mundo das finanças e pode garantir bons retornos nos investimentos e um futuro financeiro sustentável”, afirma a Dra. Vanise Zimmer, psicóloga, especializada em estudos de gênero, com Doutorado em Engenharia de Produção pela Usp e atual presidente da ElasBank, uma fintech que tem como meta levar as mulheres para o mundo dos investimentos ajudando-as a se familiarizarem com as finanças pessoais e com o seu perfil de investidora.

Estudos estatísticos realizados com base na pesquisa de domicílio do o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados em março de 2021, mostrou que as mulheres, mesmo sendo a maioria da população brasileira (51,1%), têm uma participação tímida como investidoras na bolsa de valores B3, quando comparado com os homens. As mulheres representam 26,7% do total de investidores na bolsa brasileira e 32,6% no Tesouro Direto, mesmo que o número absoluto de mulheres na bolsa tenha ultrapassado 1 milhão recentemente.

Conhecer seu estilo de investidora pode ser prioritário

Vários artigos indicam que conhecer o perfil, ou o estilo de investidora, é um caminho importante para criar familiaridade com o tema dos investimentos que pode ser facilmente traçado pelas mulheres. Se nós mulheres nos debruçarmos para conhecer o nosso estilo  próprio de investir, nos sentiríamos muito mais à vontade para ousar no mundo das finanças.

Se eu sei que sou uma investidora com estilo arrojado, posso arriscar mais e, se por outro lado, sei que ainda sou conservadora para investir, preciso ganhar confiança, tomar consciência de que preciso conhecer melhor o mercado de ações e me empenhar mais para ler, participar de lives, fazer  cursos e saber mais sobre que produtos financeiros existentes.

“Nós mulheres temos uma longa caminhada pela frente ao investir e precisamos assumir que somos donas do nosso destino financeiro, assim como influenciamos nossos filhos e filhas e também outras mulheres a se reconhecerem como sujeitos de direito no campo financeiro. Nós assumimos que somos tão competentes como os homens para investir. Agora só precisamos ousar tomar posse do conhecimento necessário para usufruir dos benefícios de uma vida financeira próspera. Ainda estamos agindo como as nossas avós e não assumimos a responsabilidade de investir o nosso dinheiro e criar prosperidade para o futuro!”

A afirmação é da Dra. Vanise Zimmer, atual presidente da ElasBank, que tem como meta usar a automação e a inteligência artificial para diminuir os riscos de investimentos e facilitar o acesso das mulheres às finanças e ajudá-las a se sentirem mais confiantes para investir com estilo.

Se o seu estilo é arrojado, você pode preferir as empresas que estão crescendo muito rapidamente e reinvestindo a maior parte de seus recursos. Por outro lado, se o seu estilo é conservador, você provavelmente vai preferir escolher aquelas empresas que são mais estáveis, têm menor risco de mercado, pois não investem todos os seus ganhos em crescimento contínuo no futuro. Este é um simples exemplo de como o estilo de investidora te ajuda a perceber se prefere investir em empresas de rápido crescimento ou em líderes do setor – mais estáveis e com menor risco de mercado.

Encontrar o seu estilo de investidora pode lhe garantir investimentos mais sustentáveis no tempo, pois você se identifica com eles. Ficou curiosa? Encontre o seu estilo de investidora. Acesse www.elasbank.com.br

ElasBank

ElasBank

A empresa ElasBank atua focada na prestação de serviços financeiros voltados para o atendimento ao seguimento de Fintech Ladies, Startups e empreendedoras que fornecem serviços para o público feminino.

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.