O mercado precisa subir para você começar a investir em bolsa? Não. Já podemos observar o aumento das posições em ações de alguns fundos, o mercado já está se preparando para as futuras altas e você? Vai ficar de fora?

Muitos falam que o percentual de investidores em Bolsa brasileira é baixo se comparado com os padrões internacionais. Contudo, o crescimento do número de pessoas investindo nos últimos anos para cá é considerável. Somos mais de cinco milhões de CPFs na Bolsa de Valores e se ponderarmos esse número com a concentração de renda podemos dizer que o percentual ganha alguma relevância.

Se o varejo passou a conhecer a Bolsa neste período provavelmente deve estar sofrendo agora. O crescimento aconteceu na alta do ciclo, atraído pela Selic de 2%, pelo influencer que comprava qualquer coisa e valorizava. Contudo, de um tempo para cá (aproximadamente um ano), esses investidores tiveram que enfrentar amargas perdas e frases como “Bolsa não é pra mim”, “vou voltar quando o mercado melhorar” passou a ser comum no dia a dia.

O risco é justamente esse. O investidor geral começar a investir no final de um ciclo positivo pagando mais caro enquanto outros que compraram antes colhem os lucros.

Finalmente chegamos em setembro e na cobertura do Clube Acionista seguimos observando que as projeções para o Ibovespa são de alta. Essa valorização não virá em linha reta e esse é mais um motivo para você ir se preparando com investimentos pontuais. Analistas estão otimistas e ajustando as carteiras recomendadas. Já os gestores dos fundos estão aumentando suas posições em Bolsa brasileira e se preparando para o novo ciclo.

Transforme essas informações em rendimento. Você também pode acompanhar estes movimentos e descobrir quais são as principais recomendações com a nossa cobertura. Recomendo fortemente que você acompanhe as atualizações do Clube Acionista. Assine agora e experimente por 7 dias grátis.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias