Conforme relatório do Citi, a falta de grandes movimentações políticas nos primeiros meses de 2025 tem sido um fator positivo para o desempenho das ações da Bolsa brasileira. Desde a última atualização de carteira recomendada, os ativos selecionados tiveram uma valorização de 7%, superando o Ibovespa, que subiu 5% no mesmo período.

Além disso, a rotação de investimentos de mercados desenvolvidos para emergentes também impulsionou o índice. Enquanto a economia brasileira segue aquecida, com mais da metade dos estados registrando as menores taxas de desemprego da história em 2024, os analistas do Citi esperam uma desaceleração econômica no segundo semestre de 2025, reflexo dos efeitos defasados da política monetária.

Diante desse cenário, a casa optou por manter uma alocação estratégica em empresas exportadoras e setores menos impactados pela redução do consumo.

Ajustes estratégicos na carteira de ações do Citi

A carteira da casa busca superar o Ibovespa no longo prazo, equilibrando oportunidades de crescimento e controle de riscos. O critério de seleção envolve tanto fatores microeconômicos (bottom-up) quanto a influência do ambiente macroeconômico (top-down).

“Não adotamos a abordagem simplista de investir apenas em ações “baratas”, pois entendemos que essa estratégia isolada pode levar a prejuízos. Nosso objetivo é identificar catalisadores de curto e médio prazo que possam gerar valorização aos investidores, sem ignorar os riscos associados a cada escolha”, afirmam os analistas do Citi.

Com isso, realizaram duas alterações em nossa carteira:

Inclusões: B3 (B3SA3) e SmartFit (SMFT3)
Exclusões: Vivo (VIVT3) e Mercado Livre (MELI34)

Oportunidades e ajustes estratégicos

Por que incluir B3?

  • O pior momento para o volume médio diário negociado (ADTV) parece ter ficado para trás;
  • A avaliação ainda é atraente tanto em relação ao histórico da empresa quanto a concorrentes globais;
  • A forte distribuição de dividendos mantém um yield de um dígito elevado, tornando a ação atrativa para o investidor de longo prazo.

Por que adicionar SmartFit?

  • Forte projeção de crescimento, com receita estimada para subir 17% nos próximos cinco anos, ficando atrás apenas do Mercado Livre no setor de varejo/consumo da América Latina;
  • Modelo de negócios sólido e bem diversificado, com excelente desempenho unitário;
  • Diferentemente de outros concorrentes, conseguiu expandir sua presença na região mesmo com o aumento do custo de capital.

Por que retirar Mercado Livre?

  • As expectativas para os resultados do 4º trimestre de 2024 estão extremamente altas, o que pode limitar o potencial de valorização da ação no curto prazo;
  • O desempenho recente da cotação indica que já houve uma precificação otimista por parte do mercado.

Estratégia ajustada para capturar ganhos

A nova composição da carteira do Citi agora conta com:

10% de alocação para: CPLE, EQTL, ITUB, PBR, VALE
5% de alocação para: BBAS, CCRO, CURY, KLBN, SMFT, PRIO, SUZB, UGPA, B3SA e WEG

O objetivo é manter um portfólio dinâmico e equilibrado, buscando empresas bem posicionadas para capturar crescimento e protegidas contra cenários adversos.

Quer saber mais sobre as melhores oportunidades do mercado e investir com inteligência? Acesse as Carteiras de Ações no Clube Acionista e descubra os insights mais valiosos para montar um portfólio vencedor! 🚀