O setor bancário brasileiro enfrenta um cenário desafiador com inflação elevada e taxa Selic persistente. Contudo, bancos tradicionais continuam sendo escolhas populares para investidores locais, com o Itaú (ITUB4) liderando as preferências. Mesmo com alguns riscos no horizonte, como provisões antecipadas e desaceleração no crescimento de empréstimos, as perspectivas para o setor permanecem resilientes, sustentadas por ajustes estratégicos e programas governamentais para pequenas e médias empresas.
Destaques de Itaú (ITUB4)
Entre os destaques, o Itaú se sobressai pela solidez de sua operação e uma atratividade inegável: o banco negocia a 6,6 vezes o lucro estimado para 2025, semelhante aos níveis vistos no final da gestão Dilma. Com um dividend yield de 9%, retorno sobre patrimônio acima de 22% e forte posição de capital, o Itaú está bem preparado para enfrentar desafios econômicos. Além disso, a recente aprovação da reforma tributária pode corrigir ineficiências no desconto de NAV, fortalecendo ainda mais sua posição no mercado.
Banco do Brasil atrai a atenção
O Banco do Brasil também atrai atenção, especialmente por sua capacidade de se beneficiar de uma Selic elevada, o que impulsiona margens financeiras. O setor agropecuário, um pilar da operação do BBAS, deve atingir um ponto de inflexão em 2025. Apesar das preocupações de que o governo possa influenciar a gestão do banco, a governança aprimorada nos últimos anos e uma relação preço/lucro de 3,5 vezes tornam o ativo atrativo.
Santander virou opção defensiva
Já o Santander Brasil é uma opção defensiva, com retorno sobre patrimônio já superior ao custo de capital. O banco tem adotado uma postura prudente ao desacelerar o crescimento de crédito antes de um ciclo de crédito mais apertado. Essa estratégia pode se mostrar positiva no médio prazo, especialmente considerando seu valuation atual.
Qual o preço alvo para as ações?
Para os investidores, a dica é diversificar. Investir em Itaú e BBAS3 garante equilíbrio entre retorno consistente e crescimento potencial, mas entrar em outros setores da Bolsa também é uma decisão inteligente.
E, para decisões mais informadas, o Clube Acionista vai te mostrar os preços alvos de diversos ativos com filtros inteligentes da plataforma. Além disso, na plataforma você encontrará análises de investimentos que reúnem dados e consensos de analistas externos em um só lugar que são aliadas indispensáveis.
Veja agora por aqui e confira.
Não perca a chance de explorar oportunidades no setor bancário com o suporte de ferramentas que simplificam escolhas complexas.