Em 2023, a Cosan (CSAN3) tinha 59% de mulheres na liderança (coordenadoras acima) e 36% na alta liderança (gerente executivo acima), conforme o Relatório de Sustentabilidade. A Compass totalizando 39% e Moove com 30% já atingiram a meta, enquanto Rumo, com 25% e Raízen com 26% (dez/23), ainda seguem direcionando esforços para evolução, visto o tempo necessário para desenvolver lideranças em setores operacionais.
Compromisso
. Ter e manter os programas para promoção da inclusão de pessoas de comunidades sub-representadas a partir de 2024.
. Ter ao menos uma mulher e um membro de comunidade sub-representada como membros efetivos dos Conselhos de Administração ou Diretoria Estatutária até 2026 (companhias listadas na categoria “A”).
. Ter e/ou manter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030.
Potência de Gênero
O Potência de Gênero atua por meio de ações de sensibilização, atração e retenção, desenvolvimento e acessibilidade. Ao longo de 2023, o grupo realizou escutas ativas que forneceu poderosos insights e insumos para o trilhar. Partindo disso, trocas de boas práticas para carreira de mulheres e parentalidade, além de desenho de um programa de mentoria focado em liderança feminina, foram os principais tópicos desenvolvidos.
Vale a pena investir na Cosan?
De acordo com alguns analistas, sim:
- A XP Investimentos recomenda a compra das ações da Cosan, com um preço-alvo de R$ 31,80 por ação para o final de 2023.
- O BTG recomenda a compra das ações da Cosan, com uma perspectiva de retorno de cerca de 72% nos próximos 12 meses.
- A Empiricus Research recomenda a compra das ações da Cosan, considerando que a empresa está valendo pouco em relação aos seus ativos.
- A Empiricus aponta outros motivos para investir na Cosan, como o fim da fase de investimentos e a aceleração da desalavancagem.
- A Nordinvestimentos espera um crescimento médio de cerca de +8% ao ano do Ebitda sob gestão e de estabilidade do lucro.
(Fonte: Relatório de Sustentabilidade 2023; IA Gemini)