Após uma sequência de meses marcado por quedas do IFIX, o Índice de Fundos Imobiliários, os investidores se deparam com o desafio de ajustar suas estratégias. No entanto, isso não significa sair vendendo no prejuízo só por conta de uma queda, pois se os FIIs da sua carteira são de qualidade talvez seja a oportunidade de aumentar o investimento.

A recente alta da Selic, bem como a continuidade de um ciclo de juros com dois dígitos aumenta a busca por alternativas seguras, como os títulos públicos outras modalidade da renda fixa. Assim, com a categoria dos FIIs ganhando um difícil concorrente.

No entanto, conforme a cobertura de diversos gestores e analistas disponíveis no Clube Acionista, se enfatiza muito que neste momento os FIIs apresentam boas oportunidades para rendimentos mensais e valorização no médio e longo prazo. Portanto, servindo de diversificação para quem busca surfar este ciclo desafiador.

“Com a alta da Selic, muitos investidores migram para a renda fixa, mas os FIIs ainda oferecem um bom potencial de valorização em estratégias específicas”, explica Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos. Além da política de juros, o ambiente fiscal incerto e as recentes eleições municipais no Brasil reforçam o clima de cautela nos ativos de renda variável.

FIIs que podem valorizar o seu dinheiro

Consultando analistas de bancos e corretoras, os setores mais citados foram os logísticos e shoppings. Ao observar os indicadores dos FIIs no Clube Acionista, nota-se que sim existe desconto do preço atual contra o valor patrimonial dos fundos. Assim, dando indicativo que existe a chance de valorização a partir de uma melhora do cenário macroeconômico.

Conforme analistas, o fundo BTG Logístico (BTLG11) liderou as indicações, sendo recomendado por seis instituições. Focado em empreendimentos logísticos, o fundo detém 19 ativos, principalmente na Grande São Paulo, incluindo um novo galpão em Cajamar (SP). Para analistas, a recente aquisição e os contratos atrelados ao IPCA fortalecem sua rentabilidade a longo prazo, mesmo com os desafios econômicos.

Logo atrás, os fundos XP Malls (XPML11) e Bresco Logística (BRCO11) receberam destaque com cinco menções cada. O XP Malls, especializado em shopping centers, possui um portfólio diverso e anunciou a aquisição de 25% do Jundiaí Shopping, o que deve incrementar seu desempenho. Já o Bresco Logística mantém investimentos em galpões com 472 mil metros quadrados de área bruta, apostando na demanda por espaços de armazenamento.

Estratégias recomendadas para investidores

Analistas sugerem priorizar fundos que equilibram segurança e rentabilidade, como FIIs logísticos e de shopping com contratos indexados ao IPCA. Além disso, neste momento de alta da Selic os FIIs de papéis também entram em evidência, enquanto aguardam mais clareza no cenário econômico.

Diversifique também entre as suas fontes de consulta, avaliando mais de uma casa e carteiras recomendadas. Neste caso, o Clube Acionista serve de auxílio para economizar seu tempo de pesquisa, pois oferece as principais instituições do país em um só lugar. Ou seja, facilitando com dados atualizados, comparativos de FIIs e as principais recomendações de especialistas.

Explore uma plataforma completa e aproveite as melhores oportunidades do momento. Veja as principais recomendações dos FIIs por aqui.