Com os juros ainda elevados e a economia global incerta, dezembro traz oportunidades vantajosas para quem quer segurança com rentabilidade. Conforme e cobertura do Clube Acionista, especialistas destacam investimentos de renda fixa que equilibram liquidez e proteção. Por exemplo as LCIs, LCAs e CDBs atrelados ao CDI. Assim como, o Tesouro Selic que também se mantém atrativo, especialmente para investidores que precisam de flexibilidade para reagir a novas variáveis econômicas.
Segundo Daiane Gubert, da Melver Investimentos, a alta do dólar e as mudanças no Banco Central reforçam a importância de uma carteira que siga o CDI. Esse índice reflete a taxa básica de juros, ajustando os rendimentos com o cenário econômico. “Com as expectativas em relação ao novo presidente do BC e as oscilações externas, ativos pós-fixados no CDI são uma boa escolha para quem deseja segurança e rentabilidade”, afirma Gubert.
Eventos globais podem trazer ainda mais volatilidade ao mercado brasileiro, com potenciais impactos no dólar e na taxa de juros local. Com Donald Trump na presidência, por exemplo, analistas afirmam que a tendência é que teremos um dólar mais valorizado, pressionando a inflação e os juros no Brasil.
LCIs e LCAs oferecem liquidez em cenário de juros altos
Produtos como LCIs e LCAs pós-fixadas se destacam, com boa liquidez e proteção pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Já os CDBs vêm competindo com taxas de até 140% do CDI, oferecendo uma alternativa para quem busca rentabilidade com segurança. O CEO da Choice Investimentos, Júlio Mora, também aponta os fundos de crédito privado high grade, que alocam recursos em papéis de empresas com alta qualidade de crédito, como boas alternativas. “Esses fundos, bem selecionados, têm se mantido atraentes em rentabilidade e segurança”, reforça.
Inflação alta favorece Tesouro IPCA+
Com a inflação acima da meta e pressão sobre o IPCA, o Tesouro IPCA+ oferece rendimentos reais (acima da inflação) entre 6% e 7%, tornando-se uma escolha atrativa para investidores mais conservadores. O professor Fabio Gallo, da FGV, sugere que títulos IPCA e Tesouro Selic componham uma carteira balanceada, especialmente em um cenário incerto.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Investidores que buscam as melhores oportunidades em renda fixa podem se beneficiar da análise completa e atualizada no Clube Acionista. A plataforma reúne a opinião de diversos analistas e instituições financeira para facilitar na hora de decidir sobre onde investir.