A elevação da taxa Selic para 10,75% ao ano em setembro colocou os fundos imobiliários sob pressão. O IFIX, índice que reúne os principais FIIs da B3, acumula queda de 3,47% no mês. A nova realidade econômica tende a ser mais desafiadora para fundos imobiliários de tijolo. Estes que investem em imóveis físicos, do que para fundos de papel, que têm sua rentabilidade atrelada a CRIs e ainda se beneficiam da alta dos juros.

Apesar da queda do IFIX alguns fundos segue no radar

No entanto, nem todos os fundos de tijolo seguem essa tendência. O Hotel Maxinvest (HTMX11), focado no setor hoteleiro em São Paulo, é um exemplo. Nos últimos 12 meses, o fundo entregou uma rentabilidade de 32,9%, que salta para 55,6% quando se considera o reinvestimento dos dividendos. Esse retorno superior à Selic é resultado da venda de quatro unidades hoteleiras, proporcionando R$ 2,13 por cota em dividendos.

Outro destaque é o Riza Arctium Real Estate (RZAT11), com uma valorização de 9,19% nas cotas no mesmo período. Considerando o reinvestimento dos dividendos, o retorno sobe para 24,86%. Esse desempenho está atrelado à qualidade do portfólio, composto por imóveis com contratos indexados ao IPCA + 9,26% ao ano, além de um CRI que rende CDI + 4,5%.

Ainda vale a pena investir na categoria

Para investidores, mesmo com o aperto monetário, os FIIs de tijolo ainda podem ser uma boa alternativa para o médio prazo. Por isso, listamos quais são os fundos imobiliários (FIIs) mais recomendados conforme o consenso dos analistas. Veja agora por aqui.

Conforme especialistas, a recomendação é olhar para fundos com imóveis bem localizados e baixa vacância, além de gestão eficiente. Fundos voltados para shoppings e logística, por exemplo, tendem a ser menos afetados pela alta da Selic, segundo a Ágora Investimentos, que prevê uma demanda estável por esses espaços.

Portanto, antes de investir, a dica é avaliar o portfólio e o histórico da gestora, buscando ativos resilientes. Para facilitar suas decisões, o Clube Acionista monitora dados de diversas fontes e oferecem recomendações conforme o consenso dos analistas.

Faça o seu cadastro gratuito e explore as melhores opções. Simplifique suas escolhas e otimize seu portfólio!