O ouro, símbolo máximo de segurança financeira, continua sua trajetória de alta e pode atingir novos patamares em 2025. Essa é a previsão do Goldman Sachs, que vê o metal precioso alcançando US$ 2.900 por onça troy no início do próximo ano, um salto relevante em relação aos preços atuais.
Conforme a casa, a expectativa de valorização do ouro se baseia em dois fatores principais: a queda nas taxas de juros globais e a crescente demanda dos bancos centrais, especialmente de economias emergentes. Esses elementos, combinados com a instabilidade geopolítica, que já impulsionou a alta de 29% do ouro em 2024, sugerem que o metal continue a brilhar para investidores em busca de proteção.
Espaço para maiores no preço do ouro
De acordo com Lina Thomas, estrategista do Goldman Sachs, a queda nas taxas de juros abre caminho para maiores investimentos em ouro. “Reiteramos nossa recomendação de compra, especialmente diante da redução gradual das taxas globais e do crescente apetite dos bancos centrais por reservas de ouro”, afirmou. Além disso, o ouro oferece uma barreira contra riscos financeiros e recessivos, ampliando ainda mais seu apelo como ativo seguro.
O interesse dos bancos centrais, principalmente da China, tem sido um dos grandes motores desse movimento. Desde 2022, esses países aumentaram significativamente suas reservas de ouro, impulsionando o mercado. Em Londres, por exemplo, o volume médio anual de compras de ouro por bancos centrais atingiu 730 toneladas até julho de 2024.
Sugestões colocarem em prática nos investimentos
Primeiramente, com taxas de juros em queda, o ouro continua sendo uma escolha sólida para quem busca preservar valor. Você pode optar pelo investimento via ETFs ligados às commodities, bem como por meio de empresas locais e internacionais (via BDRs) que se aproveitam deste ciclo de alta.
De qualquer forma, busque diversificar a sua carteira. Mesmo que tenhamos uma demanda crescente por ouro que sinaliza um momento oportuno para diversificação em metais preciosos, combine com outros ativos para diminuir o risco do investimento.
Se você busca facilitar suas decisões, explore o Clube Acionista. Na plataforma reunimos dados de múltiplos relatórios e recomendações de especialistas. Veja no filtro inteligente os melhores ativos para investir neste momento.