Os investidores estão navegando em mares de otimismo, mas um simples vento que dê sinais de uma recessão pode mudar essa maré. Megan Horneman, chefe de investimentos da Verdence, alerta que a excitação excessiva com um “pouso suave” da economia pode custar caro ao mercado, levando a uma correção das ações. O que muitos estão ignorando? Indicadores econômicos que sinalizam a chance de entrar em um território de queda.

Horneman observa que, embora o PIB possa parecer sólido, outros sinais importantes, como o Índice de Indicadores Econômicos Antecedentes (LEI) e o setor manufatureiro, contam uma história diferente. O LEI caiu 2,3% entre fevereiro e agosto, um declínio forte o suficiente para acionar um alerta de recessão, segundo o Conference Board. Ao mesmo tempo, a indústria luta para se recuperar, com o PMI de setembro estagnado em 47,2 — uma marca de retração.

Mercado não depende apenas dos dados de emprego para evitar a correção

Conforme o presidente do ISM, Tim Fiore, aponta a política monetária e a incerteza eleitoral como fatores que estão desestimulando as empresas a investir em capital e estoque. A demanda segue fraca, e a confiança empresarial permanece abalada. Esse cenário, combinado com uma economia global incerta, reforça a ideia de que o otimismo no mercado de ações pode ser prematuro.

Por outro lado, o mercado ainda está focado no relatório de empregos. O desemprego acima de 4,3% e a queda das folhas de pagamento não agrícolas abaixo de 100 mil podem queimar o estopim de uma liquidação. Horneman também alerta que o sentimento do consumidor, já em declínio, pode piorar à medida que as dívidas no cartão de crédito aumentam. Assim, deixando muitos questionando como os gastos poderão ser sustentados.

Portanto, com a recessão no horizonte, equilibrar sua carteira com ativos mais seguros pode evitar grandes perdas. Para tomar decisões mais informadas, acesse o filtro inteligente do Clube Acionista e veja as principais recomendações conforme o consenso do mercado em um só lugar.

Proteger seu portfólio em tempos turbulentos usando uma plataforma que facilita a sua vida pode fazer toda a diferença no futuro.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.