A elevação dos juros no Japão deve complicar o cenário para a moeda brasileira, segundo a avaliação de alguns analistas. Mesmo que as dúvidas fiscais ainda rondem os investidores, agora são fatores externos que têm tido maior peso para o câmbio, cenário que deve se manter após a decisão do Banco Cental Japonês (BoJ).

Conforme a Nomad, os investidores devem ajustar suas posições para se alinhar com o novo cenário econômico japonês, o que pode gerar volatilidade no curto prazo. “O desmonte de posições de carry trade pode ser mais significativo e prolongado, especialmente se o aumento da taxa de juros for percebido como um sinal de uma mudança sustentável na política monetária”, diz a publicação do E-investidor.

Aumento dos juros no Japão impacta a moeda

A valorização da moeda norte-americana, decorrente desse cenário (aumento de juros no Japão), impacta a vida dos brasileiros. Isso porque o dólar é a principal moeda de reserva global, “influenciando diretamente o preço de diversos produtos e serviços, tanto importados quanto nacionais, pois muitas empresas brasileiras dependem da importação de insumos, peças e componentes para a produção de seus bens”.

Além disso, em um contexto de dólar alto, a economia brasileira também perde atratividade para os investimentos internacionais, o que pode levar a uma fuga de capital estrangeiro e pressionar ainda mais o câmbio.

Não para por aí, com o aumento de juros, não é só o dólar que é afetado – o próprio iene também deve se fortalecer.  Conforme relatório do estrategista de mercado da Citi Research, Tomohisa Fujiki, citado pelo E-Invetidor, diz que, mesmo com a recente valorização da moeda japonesa ante ao dólar, o iene ainda não alcançou seu valor justo. Para o analista, o dólar deveria estar cotado a, aproximadamente, 145 ienes.

Isso quer dizer que na visão da casa, ainda há espaço para a moeda asiática subir, o que também pode tornar os produtos japoneses mais caros, incluindo eletrônicos e carros, que são muito populares no Brasil. “Mesmo que pareça que uma decisão de juros no Japão não tem nada a ver com a gente, a verdade é que estamos todos conectados. Por isso, vale sempre a pena ficar de olho nesses anúncios”.

Conheça as razões que levam o Japão ao radar dos investidores. Também análises e recomendações de diversas casas em um só lugar. Não perca, tenha tudo isso em um só lugar: cadastre-se gratuitamente no Clube acionista.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.