Nos últimos dias, uma nova expectativa ganhou força no mercado financeiro e fazendo o rendimento da renda fixa, como por exemplo os rendimentos dos títulos do Tesouro Direto subirem. A possível necessidade de elevação da Selic pelo Banco Central ainda em 2024.
Conforme diversas atualizações de relatórios, notamos que essa visão tem se intensificado entre as casas e analistas. Principalmente após declarações firmes de membros do Comitê de Política Monetária (Copom), indicando que a alta dos juros está em discussão.
Gabriel Galípolo, diretor do Banco Central, afirmou recentemente que a alta da Selic “está na mesa”. Além disso, que o Banco Central não hesitará em perseguir sua meta de inflação, mesmo que isso implique em um custo elevado. No dia seguinte, Diogo Guillen, diretor de política econômica, reforçou a possibilidade de elevação dos juros, mencionando os riscos crescentes no cenário econômico.
Como a alta da Selic está impactando os mercados?
Investidores e gestores agora ajustam suas expectativas. Enquanto alguns gestores afirmam que o BC subirá os juros em quatro etapas de 0,25 ponto, começando em setembro, outros ainda divergem para uma necessidade de alta mais agressiva no início para posteriormente voltar a iniciar o ciclo de queda.
De qualquer forma, a alta é vista como necessária para garantir a convergência da inflação à meta. Conforme Itaú Asset, a recente valorização do real não elimina a possibilidade de uma alta da Selic, e somente uma rápida queda nas expectativas de inflação poderia evitar o aumento dos juros.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Para os investidores, esse cenário apresenta duas estratégias práticas:
Diversificação em Renda Fixa: Com a expectativa de alta na Selic, produtos de renda fixa, como títulos pré-fixados e IPCA+, podem se tornar mais atrativos, garantindo bons rendimentos para o médio e longo prazo.
Revisão de Portfólios: Reavaliar a exposição a ativos de maior risco, como ações, pode ser uma medida prudente, ajustando o portfólio para um cenário de juros mais altos.
Para saber o que diversas casas estão sugerindo investir acesse o Clube Acionista. Na plataforma você encontrará análises detalhadas, recomendações de diversos especialistas externos e ferramentas para tomar as melhores decisões de investimento. Assim, garantindo que você esteja preparado para qualquer movimento do mercado.