O mercado andava meio preocupado com o desânimo dos investidores, visto que no primeiro semestre a bolsa acumulou uma queda de 7,7%. O Ibovespa encerrou o primeiro semestre com perda de 7,7%. No câmbio, o dólar vem fechando em torno dos R$ 5,40, oscilando durante o dia, conforme falas e decisões políticas. Em 1º de julho, o dólar fechou o dia a R$ 5,65. Segundo o Bloomberg Línea naquele dia, influenciado por “dados negativos das contas do setor público consolidado e por declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política monetária e fiscal”. 

Entretanto, a boa notícia é que em junho o desempenho do Ibovespa foi positivo, com avanço de 1,5%. Na última semana do mês, chegou a avançar 2,1%, o segundo período consecutivo de altas. 

“O mês de junho foi positivo para o Ibovespa, mas a recuperação novamente só veio nos dias finais com a virada no dia 25, com o retorno de investidores às compras. Em todo o mês a bolsa ficou refém de um noticiário fraco do lado corporativo”, comentam os analistas da Planner.

Como foi lá fora

A inflação dos EUA seguiu protagonista no mercado internacional. Após resultados ruins do ponto de vista da política monetária nos meses iniciais do ano, o mês de junho foi marcado por dados de inflação majoritariamente positivos. 

De acordo com a CM Capital, “o bom desempenho do indicador ajudou inclusive a amenizar o tom dos discursos de parte dos membros do comitê de política monetária do FED, que embora sigam não se comprometendo com cortes no segundo semestre, sinalizaram que a manutenção do cenário observado em junho permitirá ao menos uma redução ainda em 2024.” 

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) optou por ser a primeira autoridade monetária dentre as economias avançadas do ocidente a iniciar seu ciclo de distensão monetária. “Justificam este movimento as projeções mais recentes do comitê, que já apontam para a convergência da inflação ao centro da meta dentro do horizonte relevante da política monetária do BCE, bem como a firme ancoragem das expectativas dos agentes econômicos da região”, comentam os analistas da CM Capital.

Quer informações com credibilidade para investir? No Clube Acionista você conta com exclusividade para saber das recomendações e análises completas sobre investimentos. VEJA AGORA.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!