Publicidade

RaiaDrogasil (RADL3): vale a pena comprar antes do 2T24?

Fonte: Freepik

De acordo com o relatório da Ágora, a penetração digital da RaiaDrogasil (RADL3) expandiu 3,7 pp em base anual (0,7 pp no trimestre) para 17,3% das vendas totais. “Os SKUs (unidade/código de produto em estoque) no marketplace diminuíram 16% em base anual, para 168 mil de 736 vendedores. Expansão da margem Ebitda foi melhor que o esperado, com menor SG&A (despesas com vendas, gerais e administrativas). O Ebitda ajustado cresceu 21% em base anual (4% acima do esperado), com a margem expandindo 0,4 pp para 7% (0,3 pp acima do esperado).” 

Já o lucro líquido decepcionou, pressionado por maior imposto e pior resultado financeiro. O lucro líquido ajustado cresceu 5% em base anual, ficando 6% abaixo do esperado. Apesar do Ebitda acima da projeção, as despesas financeiras (16% acima do esperado) e a alíquota efetiva de imposto (31% vs. estimativa de 26%) tiveram impacto. O aumento da alíquota efetiva é por causa da tributação do benefício fiscal de ICMS.

Em vista disso, a recomendação dos analistas da Ágora é Neutra, “em função do exigente valuation (potencial de valorização de 3%), negociando a 25x o múltiplo P/L para 2025”.

Para os analistas do BB Investimentos, a recomendação é igual. “Consideramos como positivo o crescimento das vendas, amparadas pela excelente execução da estratégia no que diz respeito à expansão orgânica e à capacidade da companhia em crescer as vendas em lojas maduras acima da inflação.” 

Mais sobre RaiaDrogasil (RADL3)

As ações RADL3 acumulam queda de quase 14% desde o início deste ano, refletindo, na visão dos analistas, “um momento de rotação dos investidores para papéis mais cíclicos do setor de varejo, na expectativa de melhora dos indicadores macroeconômicos, além da busca por maiores descontos na bolsa”. 

A Ativa também é da turma da recomendação neutra, seus analistas ainda enxergam um valuation esticado. “Em termos de vendas, o desempenho das categorias de marca, genéricos e OTC vieram semelhantes, enquanto a perfumaria foi destaque. Além disso, a digitalização segue escalando.”

Já para a Genial, foi um “resultado misto”, com a empresa apresentando uma melhora sequencial em vendas, após um trimestre atípico, “e se beneficiando de uma maior alavancagem operacional, o qual permitiu a consolidação da margem Ebitda acima de nossas expectativas”.

De acordo com os analistas que têm recomendação neutra, o reconhecimento de pagamento de impostos 11,0x superior ao reportado em 2023 “esmagou o lucro líquido da companhia nesse trimestre, consolidado -7,5% abaixo de nossas estimativas e -8,5% inferior ao consenso compilado pela Bloomberg.”

Pontos relevantes

A companhia encerrou o 1T24 com 3.010 farmácias em operação; o guidance de 280-300 novas unidades por ano (2024 e 2025) foi reforçado; a presença da RD atingiu 587 cidades do país (+38 vs. 1T23). Além disso, houve ganho de market share em todas as regiões do país, atingindo uma participação nacional de 16,2%.

Por fim, a companhia realizou uma reclassificação em sua DRE, principalmente relacionada a classificação das taxas de entrega cobradas dos clientes nas vendas digitais como despesas com vendas (antes integradas na receita bruta), além da reclassificação de certas despesas G&A para a linha de despesas com Vendas.

Acompanhe todas as recomendações em Ações por aqui.

Publicidade

Impulsione seus investimentos com este acesso incrível!

clube

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.
Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Os investidores estão animados? O que está valendo a pena

O mercado andava meio preocupado com o desânimo dos investidores, visto que no primeiro semestre a bolsa acumulou uma queda de 7,7%. O Ibovespa encerrou o primeiro semestre com perda de 7,7%. No câmbio, o dólar vem fechando em torno dos R$ 5,40, oscilando durante o dia, conforme falas e

2T24: Carrefour (CRFB3) reportou resultados sólidos, diz Itaú BBA

Conforme apurou o Itaú BBA, o Carrefour (CRFB3) reportou resultados positivos para o segundo trimestre (2T24), com uma receita ligeiramente melhor do que o esperado (com destaque para o crescimento de 7% nas vendas mesmas lojas no Atacadão) e margens praticamente em linha. “A divisão de varejo foi o ponto

Bull Market: As 10 empresas mais valorizadas do momento

O Bull Market é um ranking gratuito para identificar as Top 10 empresas mais valorizadas desde suas mínimas. Dessa forma, consideramos o valor mínimo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual. Em suma, Bull Market é um termo utilizado por investidores de Bolsa de Valores.

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.