De acordo com a gestão da Asa Renda Fixa Ativo, em se falando em cenário externo, há a visão de que existe um processo de desaceleração da inflação e de enfraquecimento do mercado nas economias avançadas.

“Boa parte dos indicadores do mercado de trabalho tem voltado para patamares pré-pandemia. A oferta de vagas de trabalho tem cedido mês a mês, em um processo de normalização do período pandêmico”. Outra coisa, segundo os gestores da Asa,  há efeitos defasados da política monetária restritiva para se mostrarem presentes ao longo dos próximos meses. “Portanto, é bem plausível esperar quedas dos juros nos países que ficaram para trás no ciclo de política monetária, em especial, EUA, Canadá e Zona do Euro.”

Inflação local

No Brasil, conforme os gestores da Asa, a tragédia no Rio Grande do Sul trouxe elementos novos na dinâmica de preços dos ativos locais. Além dos impactos sobre a oferta de bens e cadeias de abastecimento, tendendo a elevar a taxa de inflação no curto prazo, há aspectos fiscais expansionistas (as razões humanitárias são bem justificadas) no socorro às famílias gaúchas e à reconstrução de parte expressiva das regiões afetadas pelas chuvas, podendo alcançar valores bem mais expressivos que os R$50 bilhões iniciais. Soma-se a isso o contexto de juros globais elevados por mais tempo levou a uma reavaliação do ciclo de cortes de juros no Brasil. 

Desta forma, a Asa aloca para junho em risco nas posições aplicadas na parte intermediária das curvas de Canadá e Europa e, na parte mais curta, continuam aplicados nos Estados Unidos.

“Na posição de valor relativo entre juros reais e juros nominais no Brasil, não fizemos alterações, mas adicionamos outras operações relativas de renda fixa local no portfólio. Numericamente, encerramos o mês utilizando 11% do nosso limite de VaR (contra 4% no mês anterior) e 27,3% do nosso limite de stress (contra 11,6% no mês anterior)”, comentam.

Você também é súdito da rainha dos investimentos Renda Fixa? Está na hora de saber o que os analistas do mercado estão falando e recomendando, veja por aqui. Faça parte do Clube Acionista e seja exclusivo.

Publicidade