Os REITs, ou Real Estate Investment Trusts, são empresas que atuam no segmento imobiliário. Ao investir neste ativo, nos tornamos “donos” de uma parte da companhia e por isso, passamos a ter direito de receber os ganhos obtidos com aluguéis, vendas, bem como financiamentos das propriedades.
Portanto, trata-se de uma forma de participar do mercado imobiliário sem precisar lidar diretamente com a compra e administração dos imóveis. Dessa forma, para que o negócio seja considerado um REIT, ele precisa cumprir algumas regras básicas, como:
- Investir pelo menos 75% de seus ativos em imóveis, dinheiro ou títulos do governo dos EUA.
- Gerar pelo menos 75% de sua receita com aluguéis, juros de financiamento imobiliário ou vendas de imóveis.
- Distribuir no mínimo 90% de sua renda tributável como dividendos aos acionistas.
- Ser uma empresa tributável como uma Corporation (equivalente a uma S.A. no Brasil)
- Ser gerenciada por um conselho de diretores ou curadores.
- Ter pelo menos 100 acionistas após o primeiro ano de existência.
- Não ter mais de 50% de suas ações nas mãos de apenas 5 ou menos pessoas.
Setores de Atuação dos REITs
Retail:
Possuem e administram propriedades ligadas ao varejo. Como por exemplo, shoppings regionais, centros comerciais com grandes lojas, outlets e supermercados. Assim, alugam esses espaços para diversos tipos de inquilinos comerciais.
Residential:
Atuam no ramo residencial seja adquirindo ou gerenciando diferentes tipos de residências. Por exemplo: prédios de apartamentos, casas estudantis, moradias fabricadas e casas unifamiliares. Ou seja, alugam essas propriedades para indivíduos e famílias.
Lodging/Resorts:
Esse tipo investe em hotéis e resorts, alugando quartos e instalações para hóspedes. Costuma trabalhar entre diversas categorias de hotéis, atendendo tanto a viajantes a negócios quanto a turistas.
Timberlands:
Esse tipo se concentra na gestão de terras florestais, bem como na exploração sustentável de madeira. Dessa forma, buscam ganhar com a venda de madeira colhida.
Health Care:
Envolve os negócios que lidam com propriedades relacionadas à saúde. Como por exemplo instalações para idosos, hospitais, consultórios médicos e clínicas. A origem do rendimento envolve o aluguem dos espaços a prestadores de serviços de saúde.
Self-storage:
Essa setor de atuação se concentra no gerenciamento das unidades de armazenamento (por exemplo, galpões). Assim, alugando para particulares e empresas que precisam de espaço para guardar pertences.
Infrastructure:
Investem em propriedades de infraestrutura. Como por exemplo, torres de telecomunicações, redes de fibra óptica e oleodutos.
Data Center:
Os Data Center REITs possuem e gerenciam instalações para armazenamento seguro de dados de empresas e organizações. Dessa forma, fornecendo serviços como resfriamento e segurança.
Diversified:
A modalidade que diversifica entre mais de um setor. Podendo incluir diferentes tipos de imóveis comerciais e residenciais, bem como outro citados acima.
Specialty:
Specialty REITs possuem propriedades que não se enquadram nos outros setores de REIT. Por exemplo: cinemas, fazendas e até cemitérios.
Como escolher os REITs?
Primeiramente, acompanhe as análises e recomendações do Clube Acionista por aqui. Sob o mesmo ponto de vista, considere seu perfil de investidor e critérios como histórico de dividendos e gestão da empresa. Por fim, priorize diversificar seus investimentos para reduzir os riscos e maximizar seus ganhos.
Explore oportunidades no mercado imobiliário dos EUA. Junte-se ao Clube Acionista para acessar as melhores oportunidades de investimento alinhadas ao consenso de mercado. Comece sua jornada hoje mesmo!