Conforme a cobertura do Acionista, os BDRs de ETF estão passando por um momento positivo e ganhando o interesse de diversos investidores que buscam diversificar seus investimentos. Atualmente, negociado pelo código BIEM39, no mercado desde dezembro de 2020 para replicar o ETF da BlackRock (IEMG), foi criado em outubro de 2012.
O fundo tem como objetivo replicar o índice MSCI Emerging Markets Investable Market (IMI), que é composto atualmente por cerca de 3.400 companhias, distribuídas e diversificadas em 27 mercados emergentes. Dentre os países que compõe o índice, se destacam China, com aproximadamente 25% da composição, seguido por Índia com 17%, Taiwan com 16% e Coréia do Sul com 12%.
Vantagens do Ishares Core MSCI Emerging Markets ETF (BIEM39)
Conforme a Ágora, a grande exposição aos mercados asiáticos, que têm ganhado cada vez mais destaque no comércio mundial. A China se tornando a segunda maior economia global, Índia se destacando como um hub para startups de inovação e tecnologia, Taiwan liderando o mercado de microchips e a Coréia do Sul sediando gigantes de tecnologia como Samsung, LG e Hyundai.
“Entendemos que é oportuno adicionar ao portfólio mercados emergentes vislumbrando uma retomada da atividade global, diante de um cenário favorável à redução de juros
mundo a fora, o que traz expectativa de aceleração econômica e maior fluxo global de comércio”, comentam os analistas.
Um dos maiores riscos abordados em debates com investidores, é o mercado imobiliário chinês, que desde o fim do programa Zero Covid-19 não se estabilizou. “Portanto, um risco para a tese seria a possibilidade de contaminação da crise imobiliária para outros setores e regiões, bem como a dificuldade de o país apresentar crescimento com menor dependência do ramo imobiliário”, justificam.
Além deste, outro risco são as ameaças territoriais da China a Taiwan e, apesar de nenhuma ofensiva ter sido consolidada, é uma tensão que se estende por décadas.
Acesse as recomendações para investir em BDRs de ETFs. Fique por dentro das oportunidades neste mercado pelo Clube Acionista.