Há um ano a Raízen (RAIZ4), maior produtora de etanol no Brasil, alcançou o número de 200 mulheres na manutenção automotiva da frota de equipamentos agrícolas. Isso se deve à parceria com o Senai, que vão desde palestras de sensibilização à abertura de vagas exclusivas para mulheres em cursos de formação de mão-de-obra.
De acordo com a empresa, esse movimento é um desdobramento do compromisso público da Raízen de chegar, ao menos, em 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025. No Índice Teva Mulheres na Liderança, ocupa a 15ª posição, com score de 32,3.
No caminho
A companhia vem realizando ações afirmativas desde a base do negócio. “Nas operações da Raízen, entre os anos-safra 2020/2021 e 2021/2022 a presença feminina cresceu 41,7%, saltando de 175 para 248. Dentre as 200 mulheres que trabalham atualmente na manutenção automotiva agrícola, mantendo em boas condições de uso equipamentos como plantadoras de cana-de-açúcar, colhedoras, tratores e implementos agrícolas, 12% já ocupam cargos de gestão.”
Na mídia
Raízen e chinesa BYD vão construir rede de estações de recarga de veículos elétricos – Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) a parceria entre a Raízen (RAIZ4) e a BYD é importante para superar esse gargalo via a criação de uma extensa rede composta por 600 estações de recarga em diversas cidades do país. Conforme a entidade, o aumento da exposição a soluções de mobilidade elétrica pode trazer inúmeros benefícios às empresas frente a um mercado em rápido crescimento. “De acordo com estimativas da ABVE, o mercado está previsto para crescer 40% em 2024, com a Raízen bem posicionada para capturar oportunidades oriundas do interesse estratégico da BYD no país.”
Vale a pena investir na Raízen (RAIZ4)?
De acordo com o BTG Pactual, embora o desempenho operacional sugira que uma parte da produção do terceiro trimestre só será monetizada no quarto trimestre, a Raízen pode estar no caminho certo para atender a estimativa de EBITDA do ano fiscal de R$ 13,5-14,5 bilhões. “Dito isso, a recomendação para ação segue de compra, com preço-alvo de R$ 8 e potencial de alta em torno de 112%.”
Para mais informações sobre investimentos, você encontra no Clube Acionista.
(Com informações: Raízen/ClubedoValor/Epbr)