Veja a análise do Itaú BBA referente ao RBR Properties (RBRP11) ativo que faz parte da Carteira Renda com Imóveis de junho. Dessa forma, o ativo compõe um portfólio de fundos imobiliários que subiu 3,6%, acumulando uma performance positiva de 7,8% neste ano.
RBRP11 teve movimentações positivas
Os analistas do Itaú BBA tem duas notícias positivas sobre o RBR Properties. A primeira, foi a locação de um conjunto no Edifício River One, principal ativo do fundo. Contudo, o prazo do contrato será de dez anos e o novo locatário ocupará cerca de 720 m², referentes ao conjunto 162 do imóvel. Assim, a locação representa 3,6% da totalidade das lajes do prédio, que se traduzirá em uma ocupação total de 24,4% e em uma queda na taxa de vacância do fundo, de 35% para 34%. A gestão disse que não divulgará o preço do aluguel firmado, o desconto e nem o período de carência, porque outras negociações comerciais estão em andamento.
De acordo com o Itaú BBA, a outra novidade foi a suspensão da rescisão e a renovação da locação no Ed. Venezuela, que fica na cidade do Rio de Janeiro e que é locada para uma instituição de ensino. Segundo os analistas do banco, em outubro do ano passado, o RBRP11 anunciou ao mercado que o locatário que ocupa 100% das lajes do edifício manifestou intenção de rescindir o contrato. Na época, a gestão informou que o impacto financeiro seria de R$ 0,015/cota, sentido a partir de outubro de 2023. Porém, com a suspensão da rescisão e a renovação do contrato por mais cinco anos, o fundo não terá mais esse impacto negativo. Segundo o Itaú BBA, no novo contrato firmado entre as partes, a partir de janeiro de 2024 a receita passará para R$ 0,016/cota.
“As movimentações do portfólio são positivas e agradaram o mercado. Na primeira, o fundo vai sinalizando e endereçando o principal problema do portfólio, que é a alta vacância de seu principal ativo. Já no Ed. Venezuela, o trabalho comercial do time da RBR reverteu uma rescisão de contrato em uma região delicada, que é a cidade do Rio de Janeiro”. Afirmaram os analistas do Itaú BBA.