Se ainda não fez, faça. Aumenta o som e celebre com eles. TikTok é a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023! O App que parecia bobinho, de dancinhas virais deixou o Facebook pra trás com o valor da marca chegando a US$ 65 bilhões, ou seja, R$ 341,50 bilhões. As informações são da Forbes.
Pois, segundo o ranking da consultoria Brand Finance, a marca da empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de valor ao longo do ano passado, enquanto a marca da rede social da ByteDance, o queridinho TikTok, viu o seu valor crescer 11,4%.
Contudo, em 2022, a empresa já tinha sido classificada como “a marca que mais cresce no mundo” após registrar um avanço de 215% no valor da marca na passagem de 2021 para 2022. Do 18º lugar no ranking de marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance, o TikTok subiu para a 10ª posição neste ano. Segundo a consultoria, a ascensão do TikTok é uma prova de como o consumo de mídia está mudando.
“Com sua oferta de conteúdo facilmente digerível e divertido, a popularidade do aplicativo se espalhou pelo mundo. (…) ele também atuou como uma saída criativa e forneceu uma maneira de as pessoas se conectarem durante a pandemia”, diz o relatório.
Logo, Facebook sofreu um golpe de US$ 42 bilhões no seu valor de marca. A empresa que figurava na 7ª posição do ranking no ano passado caiu para a 14ª. O valor da sua marca diminuiu de US$ 101,2 bilhões (R$ 526,14 bilhões) para US$ 59 bilhões (R$ 306,74 bilhões) neste ano, um recuo de 41,7%.
Zuck corre atrás
Além de perder espaço entre as outras redes sociais, o Facebook também perdeu prioridade entre os produtos da sua empresa controladora, a Meta. Zuckerberg segue visando fazer o metaverso crescer e se desenvolver. Para fazer contraponto com o TikTok, sua aposta tem sido o Instagram, não o Facebook.
De fato, foi uma aposta que deu algum resultado, pelo menos em termos de valor de marca: o Instagram valorizou 41,5% ao longo de 2022 e passou da 47ª posição para 26ª neste ano, com sua marca avaliada em US$ 47,4 bilhões (R$ 246,43 bilhões).
Entretanto, a disparada foi grande, mas não superou a do LinkedIn. Embora seja a marca com menor valor dentre as demais, a empresa viu sua avaliação disparar 49% no ano passado, para US$ 15,5 bilhões (R$ 80,58 bilhões). Segundo a Brand Finance, ambas cresceram “devido à estratégia bem executada para comercializar seus serviços”.
Snapchat e Twitter desistiram de participar do ranking, segundo a consultoria.
Ranking do valor de marca das redes sociais:
- TikTok
País: EUA
Valor da marca: US$ 65,7 bilhões
Posição no ranking mundial: 10ª
Comparação com 2022: +11,4% - Facebook
País: EUA
Valor da marca: US$ 59,0 bilhões
Posição no ranking mundial: 14ª
Comparação com 2022: –41,7% - WeChat
País: China
Valor da marca: US$ 50,2 bilhões
Posição no ranking mundial: 20ª
Comparação com 2022: –19% - Instagram
País: EUA
Valor da marca: US$ 47,4 bilhões
Posição no ranking mundial: 26ª
Comparação com 2022: +42% - LinkedIn
País: EUA
Valor da marca: US$ 15,5 bilhões
Posição no ranking mundial: 130ª
Comparação com 2022: +49%
(Fonte: Forbes)