O acionista majoritário é a pessoa física ou jurídica que detém mais de 50% das ações em circulação da empresa, assim, com poder de decisão na corporação, podendo definir o futuro da companhia.
Como Identificar o acionista majoritário
Em geral, o sócio majoritário é o fundador da empresa ou os descendentes. Contudo, é importante entender que quem detém esse poder possui influência significativa nas diretrizes gerenciais e estratégicas da empresa. Você pode identificar o corpo de sócios nos sites de relações com investidores de cada instituição, bem como, encontrar os ocupantes de outros cargos, como CEO, diretor e afins.
Existem casos onde o sócio majoritário não exerce seu poder de decisão, deixando assim um controlador ou uma assembleia/associação que será responsável pelo destino estratégico da empresa. Por isso é importante entender sobre a empresa e seu funcionamento antes de adquirir as ações na bolsa de valores.
O que é uma ação
Uma ação representa a participação que o investidor tem em uma empresa , assim como, o direito sobre os ativos e lucros dessa companhia.
Todas as empresas que se constituem juridicamente como sociedades anônimas (SA) têm seu capital dividido em ações. Contudo, somente as de capital aberto, ou seja, listadas na bolsa de valores, podem ter suas ações negociadas publicamente no mercado.
Ser acionista de uma empresa com capital aberto não significa que o investidor tenha que saber tudo o que acontece na gestão diária do negócio. Mas sim, como sócio detentor do direito ao voto e aos lucros distribuídos, você precisa entender se a companhia é uma oportunidade.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar boas empresas para investir, veja por aqui.
É a representação da menor parcela em que se divide o capital de uma Sociedade Anônima (SA). Os títulos são emitidos com a finalidade de captar recursos. Quem adquire uma ação torna-se sócio da empresa.
Como comprar uma ação
Para comprar uma ação na bolsa de valores, basta abrir conta em alguma corretora e comprar as ações da empresa de seu interesse. Na prática, em sua grande maioria, as ações custam menos de R$100 e você pode comprar em lotes de 100 ações, bem como, pela fração da ação – entre 1 a 99 – adicionando a letra “F” no final do código da ação.