Começar a investir está entra as principais dúvidas de quem está pensando na construção de um patrimônio e futuro financeiro. Usar melhor o dinheiro e fazer ele render corretamente está entre as premissas de um bom investimento.
No começo, é natural não saber exatamente por onde iniciar. Ainda mais diante de tantas ofertas e possibilidades que o mercado oferece. Contudo, existe uma variedade opções que servem para quem quer começar, facilitando algo que possa parecer muito complexo.
A bolsa de valores pode ser muito mais simples do que você imagina. Nesse sentindo, o propósito do Clube Acionista, é justamente consolidar diversas ideias em um só lugar para você tomar as melhores decisões.
As etapas no processo de escolha dos investimentos podem ser interpretadas como trilhas individuais que são construídas através de restrições e objetivos. Se você conseguir, desde o início, estabelecer relações sólidas e de longo prazo com seus investimentos, as chances de percorrer o caminho do sucesso aumenta muito.
O primeiro passo antes de começar a investir
Antes de fazer o seu primeiro investimento existe sempre a etapa de preparação, ao qual se trata de entender os motivos da escolha.
- Você tem algum sonho?
- Você quer comprar algo?
- Você deseja iniciar um negócio?
- Você pretende fazer uma viagem?
- Você está se preparando para estudar?
- Você que vai precisar de dinheiro no futuro?
- Você quer se proteger para algum eventual contratempo?
Estes são alguns dos motivos, que podem ser o seu ou não, mas que são importantes considerar antes de realizar o primeiro investimento. A maior parte das pessoas imagina que é só aplicar o dinheiro e ver o que acontece, sem considerar os riscos e o tempo que pode demorar para que o retorno desejado seja alcançado.
Entender suas intenções para o futuro é o pontapé inicial para começar a investir. Dessa forma, você garantirá um futuro evitando problemas financeiros.
Então, para quem não tem dinheiro acumulado ainda, mas tem objetivos, o melhor caminho para atingir é investindo. Pois quando aplicados de maneira consciente, permitem que o dinheiro trabalhe por você.
Há investimentos que é possível ter uma renda passiva de forma recorrente, tipo um pinga pinga todos os meses em sua conta. Como resultado, em diversos casos, o tempo investido e reinvestimento tornarão essa aplicação em uma ótima fonte de renda. Quem sabe até na principal, ao estilo de um previdência.
Nesse sentindo, antes de começar, trace os seu planos. Pois, garantir o futuro de forma autônoma pode ser a melhor solução para evitar problemas financeiros. Ao passo que a reserva de emergência se faz totalmente necessária em qualquer início de preparação para os investimentos.
A partir disso, começar a escolher entre as diversas categorias ficará muito mais fácil e você pode acompanhar as principais indicações e sugestões de diversos especialistas direto pelo Clube Acionista.