📈 CENÁRIO ECONÔMICO & MERCADOS

“Um choque temporário desta intensidade pode matar”.

Esta é uma constante brincadeira entre analistas quando autoridades monetárias insistem em choques temporários de inflação que no fim, se mostram mais resistentes do que os Bancos Centrais “previam”.

A inflação ao varejo nos EUA ontem, o CPI aos 0,8%, acima do topo das projeções dos economistas, enquanto o anual superou 4,2%; muito mais por questões estatísticas do que econômicas.

Neste ponto insistem os “otimistas”, pois muito se olha a inflação americana em bases anuais; porém a depressão dos índices durante a pandemia do ano passado deprime os indicadores e releva dados anuais surpreendentes; portanto para estes analistas, não foi tão ruim, somente distorcido.

O problema são os “realistas”, que veem uma inflação marginal sair de 0,1% em janeiro e somente crescer paulatinamente todos os meses até 0,8% sem nenhuma parada sequer e com núcleo aos 0,9%.

A inflação em abril foi impactada por uma variedade de influências que empurraram os aumentos de preços básicos de bens no ritmo mais rápido desde a presidência de Reagan e se lembrarmos deste período, lembraremos também do presidente do Fed, Paul Volker e os juros compatíveis com sua enorme altura.

Houve o obvio impacto da melhora das condições climáticas e vacinais, elevando assim a demanda por itens ligados a mobilidade como hotéis, passagens aéreas, carros usados, porém existem também os itens ligados ao choque de oferta, este sem perspectiva de resolução de curto prazo.

Deste modo, a leitura do PPI hoje é mais do que essencial para entende o rumo que os EUA podem tomar de agora em diante; dada a “nova” realidade.

Na agenda macroeconômica, destaque ao IBC-Br no Brasil e PPI e pedidos de auxílio-desemprego nos EUA.

Na agenda corporativa, Alibaba, Walt Disney, Airbnb, Brookfield, Petrobras, Telefonica, EDP Renovaveis, Suzuki, Burburry, Konami, Rumo, Isuzu, Toei, Casio, Nikon, Asics, Samsonite, Rakutene localmente se destacam CCR, Lojas Renner, Evem Petrobras, Sanepar, Bradespar, EzTec, Rumo, Unipar, CPFL, Cyrela, Energisa, Sabesp, EcoRodovias, Soma, C&A, IRB, Oi, BrMalls e International Meal.

📊 ABERTURA DE MERCADOS

A abertura na Europa é negativa e os futuros NY abrem em baixa; cautelosos após o choque com a forte inflação de ontem e expectativa pelo PPI hoje.

Em Ásia-Pacífico, mercados negativos, com temores de que o Fed possa elevar juros mais cedo.

O dólar opera em alta contra a maioria das divisas centrais, enquanto os Treasuries operam negativos até 3 anos.

Entre as commodities metálicas, quedas, destaque ao minério de ferro e prata.

O petróleo abre em baixa em Londres e Nova York, com dúvidas sobre o rally de crescimento econômico.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis