Centauro apresentou resultados ainda muito pressionados por conta da pandemia, o que deve ser ainda mais difícil no próximo trimestre. A companhia acaba de mudar seu ticker de CNTO3 para SBFG3 e ao completar 40 anos de atividades este ano, dirige o negócio em três principais frentes: Centauro, com foco em varejo de artigos esportivos, Fisia, representante exclusiva da Nike no Brasil e NWB, plataforma de mídia digital esportiva.
Para o ano de 2020, os Resultados do Grupo SBF e de FISIA incluem apenas o mês de dezembro de FISIA. Para o ano de 2019, os Resultados do Grupo SBF incluem APENAS Centauro. A Plataforma Digital cresceu 63,2% em comparação com o 4T19, saindo de R$ 142,7 milhões para R$ 232,9 milhões. No ano de 2020 houve crescimento de 67,1%, totalizando R$ 734,9 milhões. As Lojas Físicas apresentaram retração de 1,5% em relação ao 4T19 e 28,2% em relação ao ano acumulado.
A receita bruta da Centauro cresceu 10,9% no 4T20/4T21, com plataforma digital subindo 67,4%. Já a receita bruta do consolidado do grupo aumentou 31,2% no trimestre.
A queda de 3,1 p.p. de margem bruta no trimestre ainda é devida ao ambiente promocional causado pela pandemia.
As despesas operacionais tiveram um forte crescimento de 210% no 4T20. O aumento no trimestre foi causado principalmente pelo crescimento das despesas variáveis, atreladas à operação do canal digital.
O EBITDA (Ex-IFRS 16) atingiu R$ 118,2 milhões no 4T20 com margem de 10,7%, uma contração em relação aos R$ 121,0 milhões registrados no 4T19 com margem de 14,2%. No acumulado de 2020, o EBITDA ajustado foi R$ 39,9 milhões, com margem de 1,7%.
Houve um aumento de despesas financeiras no trimestre devido ao maior endividamento da companhia, justificado pelos esforços de reforço de caixa realizados no início da pandemia e pelas dívidas tomadas para a aquisição da Fisia.
O Lucro Líquido foi de R$ 14,596 milhões no 4T20, uma queda de 91% quando comparado ao 4T19. A ação SBFG3 apresentou uma queda de 5,5% em 2021 e 15,5% em 2020.