O Grupo Mateus, empresa de varejo que atua majoritariamente no Norte e Nordeste do País, reportou lucro líquido de R$ 241 milhões no 4T20, crescimento de 142,7% sobre o 4T19. Em 2020, o lucro líquido ajustado da empresa somou R$ 776 milhões, alta de 112,2% frente ao ano anterior.

No 4T20, a receita líquida da companhia somou R$ 3,64 bilhões, alta de 52,2% ante igual período do ano anterior. Em 2020, a receita líquida cresceu 42,4%, totalizando R$ 12,4 bilhões.

• No 4T20, a receita bruta no segmento varejo foi de R$ 1,18 bilhão, (+44,9% sobre o 4T19);

• No atacarejo, a receita bruta foi de R$ 2,08 bilhões, 77,5% superior ao 4T19;

• No segmento Eletro, a receita bruta foi de R$ 269 milhões, crescimento de 59,9%;

• O Ebitda ajustado no 4T20 foi de R$ 289 milhões, alta de 767% sobre o mesmo período em 2019. No acumulado do ano, o Ebitda ajustado totalizou R$ 1,004 bilhão, aumento de 76,8% em relação a 2019.

Destaques

• Forte geração de caixa operacional de R$ 944 milhões (alta 51%), o número recorde de inaugurações (39); sendo 23 lojas em 13 novas cidades e uma expansão de 179% nos investimentos em novas lojas e infraestrutura;

• O resultado financeiro líquido do trimestre totalizou R$ 15 milhões negativos, uma redução de 44,1% ante 2019;

Investimentos – No 4T20, os investimentos cresceram 132% e totalizaram R$ 222 milhões;

Posição de caixa – Ao final de dezembro, o grupo registrava um caixa líquido de R$ 1,53 bilhão, ante uma dívida líquida de R$ 487 milhões reportada no final de 2019. A melhora, segundo a empresa, pode ser atribuída a entrada de recursos do IPO, realizado em outubro passado, e a amortização de R$ 700 milhões de empréstimos, leasings e Finames junto aos bancos.

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