“Apesar disso, ainda é necessário maior esforço fiscal para compensar os gastos do ano”

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira evidenciou uma queda de 4,1% em 2020. Apesar de o quarto trimestre do ano ter registrado uma alta de 3,2% se comparada ao anterior, os dados mostram uma interrupção no crescimento econômico do país nos últimos tr ês anos. De 2017 a 2019, o acúmulo do PIB foi de 4,6%. No entanto, em 2020 houve um recuo recorde causado sobretudo pela crise do novo coronavírus (covid-19), que afetou drasticamente a atividade econômica do Brasil.  

Segundo Matheus Jaconeli, Economista da Nova Futura Investimentos, a perspectiva da corretora para o PIB do quarto trimestre era uma alta de 2,8%. “A alta se baseia no avanço do começo do trimestre. Principalmente, por conta do progresso na atividade comercial, serviços e a da produção comercial nos dois primeiros meses. O que pesou negativamente na atividade econômica foram os resultados do comércio e serviços, o que acabaram por evidenciar retração no consumo e desaceleração na retomada da economia durante o mês de dezembro”, explica.

O Economista ressalta que a expectativa do ano era mesmo uma queda de 4,1%. “A retração é bem menor do que a esperada no início do ano passado. Um dos principais fatores para que o PIB não tivesse uma perda tão agravante foi o esforço do governo para sustentar a demanda agregada por intermédio do auxílio emergencial. Apesar disso, ainda é necessário maior esforço fiscal para compensar os gastos”, afirma.

Sobre a Nova Futura Investimentos

Sócia-fundadora da BM&BOVESPA, a Nova Futura Investimentos, foi fundada em 1983, atua nos mercados de commodities, renda fixa, renda variável e seguros. Com presença nacional, a instituição financeira conta com 21 escritórios espalhados por diversas cidades do país. Ao longo de mais de três décadas de existência, se consolidou como uma das maiores e mais independentes casas de investimentos do Brasil.

Com tradição no mercado institucional, vem se tornando referência no varejo, oferecendo a mesma qualidade já ofertada ao mundo empresarial agora também para pessoas físicas. Em 2017, confirmando a tradição de excelência, a corretora recebeu o selo Nonresident Investor Broker, que reconhece a estrutura organizacional e tecnológica especializada na prospecção de clientes, prestação de serviços de atendimento consultivo assim como execução de ordens e distribuição de produtos da BM&FBovespa para investidores não residentes.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis