A Ambev fechou acordo com a startup Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) para a compra de 1 mil caminhões elétricos. A companhia foi uma das finalistas do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019.
O valor transacionado para o investimento não foi divulgado.
Para desenvolver o projeto, a FNM fez um contrato de cooperação técnica e industrial com a Agrale. Dessa forma, a entrega de toda a frota tem sua conclusão prevista para até o fim de 2023.
O acordo permitirá com que cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 represente um corte de 126 mil quilos de gases de efeito estufa por ano em relação aos caminhões movidos a combustível fóssil.
O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia.
Impacto: Positivo. As tendências ESG vem sendo cada vez mais consideradas pelo investidor, que hoje demonstra grande preocupação com o futuro de seus investimentos. Estes fatores sustentáveis devem ser impulsionados ainda mais pela agenda de Joe Biden, que priorizará fontes de energia renováveis. A Ambev, com o novo acordo, caminha para fortalecer o fator ambiental dentro da empresa.