Confira o material Equity Map, da Necton, onde é realizado um compilado do Índice Beta das principais empresas do mercado.

Os dados compilados mostram o comportamento das empresas em relação ao mercado dentro de uma janela de 2 (dois) anos. É importante ressaltar que tais dados não representam necessariamente a opinião da Necton sobre compra ou venda.

O que é Índice Beta?

O Beta é utilizado pelo investidor como uma medida de risco, ele vai indicar quanto o seu portfólio ou sua ação está exposta ao mercado. Basicamente, serve para medir a volatilidade de um ativo ou carteira com relação ao mercado, ou seja, o quanto o ativo acompanha determinado indicador.


Acesse gratuitamente as Carteiras Recomendadas da Necton. Todo mês a área de análise da corretora apresenta as melhores oportunidades de Ações, FIIs, BDRs e muito mais para você, investidor, turbinar seus investimentos.

A escolha é feita por especialistas que assumem o compromisso de selecionar ações, que podem performar acima do Ibovespa a longo prazo, através de uma análise fundamentalista.

Quer acessar? É simples. Abra sua conta agora e tenha acesso completo às Carteiras Recomendadas e diversos outros materiais exclusivos para que seu dinheiro comece a render de verdade!

Abra sua conta e confira cada oportunidade


Normalmente se usa o indicador Ibovespa para essa avaliação.

Portanto:

  • Beta perto de 1x (um) significa que o ativo acompanha o indicador.
  • Beta perto de -1x (menos um) significa que o ativo anda em direção oposta ao indicador.
  • Beta próximo ao 0 (zero) demonstra que há pouca correlação com o indicador, ou seja, a variação do investimento independe do mercado subir ou cair.

Na hora de usar o Índice Beta para escolher os ativos, considerem sempre incluir outros indicadores para fundamentar sua tese. A finalidade do indicador é mostrar o risco do ativo em relação ao mercado, em outras palavras: qual a correlação que esse ativo tem com determinado indicador.

Aos mais entendidos, ele mede o risco sistêmico. Que é o risco inerente ao mercado como um todo. Também conhecido como risco não diversificável, volatilidade ou risco de mercado, afeta o mercado como um todo. Esse tipo de risco é imprevisível e dificilmente anulável. Ele não pode ser diminuído através de diversificação, somente através de uma alocação estratégica ou alguns tipos de proteção (hedge).

Muitos investidores selecionam empresas com “beta alto” para colocar mais risco na carteira e “beta baixo” em busca de mais segurança.

As alocações estratégicas, geralmente, assumem diferentes equilíbrios na diversificação conforme a disposição ao risco de cada investidor.

Se o investidor quiser ações ou fundos com menores exposições ao mercado deverá buscar betas mais baixos, se quiser aumentar sua exposição às variações do mercado deverá manter ativos ou portfólios com betas mais altos.

8 ações com Beta acima de 1,5x

EmpresaÍndice Beta (2Y)
CVC (CVCB3)1,95x
GOL (GOLL4)1,91x
AZUL (AZUL4)1,79x
PETRORIO (PRIO3)1,74x
VIA VAREJO (VVAR3)1,71x
POSITIVO (POSI3)1,68x
SMILES (SMLS3)1,59x
C&A (CEAB3)1,56x
Fonte: Equity Map / Necton

OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. Aproveite a facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. Cadastre-se gratuitamente aqui!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.