Com cenário mais otimista com menos incertezas, os analistas atualizaram suas premissas e divulgaram as melhores alternativas de empresas pagadoras dividendos para o sétimo mês de 2020.

Confira as top 3 pagadoras de dividendos

Taesa (TAEE11)

A Taesa é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP), dedicando-se exclusivamente à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão. Atualmente, a companhia possui presença em todas as 5 regiões do país com 36 concessões e 12.725 km de linhas de transmissão.

Olhando um pouco para o histórico de execução da companhia, vemos que ao longo dos últimos anos ela conseguiu manter uma estabilidade positiva em sua receita líquida – o que demonstra a resiliência de seu modelo operacional e do setor de transmissão de energia, mesmo em momentos mais difíceis da economia – ao passo que conseguiu elevar sua margem líquida de 48% para 81%, com uma margem EBITDA estável próxima a 80% (maior EBITDA do setor de transmissão).

A companhia possui uma disciplina financeira muito forte, com um rígido controle de custos, a mais alta nota de crédito nas três agências de classificação de risco (Fitch, Standard & Poor´s e Moody´s) e uma alta diligência no processo de alocação de capital, buscando sempre bons projetos com alta rentabilidade.

Assim, se percebe que a Taesa possui uma eficiência operacional muito forte, o que garantiu à companhia uma sólida geração de caixa ao longo dos anos. Dessa forma, permitindo que a empresa conseguisse distribuir uma boa parcela de seus lucros para os acionistas.

A companhia possui um payout (percentual do lucro líquido distribuído em forma de provento) de 90%, o que sustenta o forte rendimento dos dividendos (e outros proventos) distribuídos aos acionistas, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Dito isso, os analistas acreditam que a Taesa continuará com um nível forte de eficiência operacional, entregando bons resultados nos trimestres à frente e, consequentemente, remunerando muito bem seus acionistas através da distribuição de proventos, o que abre espaço para uma forte expectativa do rendimento dos dividendos (dividend yield).

Telefônica Brasil (VIVT4)

Em um cenário de transformações tecnológicas, a Telefônica, que no Brasil opera através da marca Viva, está bem posicionada para se adaptar às novas dinâmicas do setor.

Sua boa capacidade de geração de fluxo de caixa lhe permite realizar os necessários investimentos em fibra ótica e 4 /4.5G, que possuem maior ARPU e serão os principais geradores de receita da firma no futuro. Além disso, o seu forte market-share e consolidação de marca possibilitam a empresa a praticar preços maiores que seus concorrentes sem, entretanto, prejudicar seu churn.

Por isso, os analistas acreditam que, com a flexibilização da Lei de Teles e os ganhos de eficiência gerados pelos investimentos em tecnologia, a empresa, que é excelente pagadora de dividendos, alcançará patamares ainda melhores no futuro.

AES Tietê (TIET11)

Os analistas sustentam a recomendação com: (i) menor exposição ao cenário hídrico do país; (ii) sinergias provenientes de sua estratégia de crescimento no segmento de energias renováveis; e (iii) disciplina de alocação de capital.

Além disso, consideram que o aumento da capacidade em energia renovável (motivo este para seu crescimento do endividamento) é estrategicamente positivo para a AES Tietê, pois reduz sua exposição ao risco hidrológico, além de aumentar a duração de sua carteira contratada. A expectativa do management é atingir 50% do Ebitda fruto de energias renováveis até o final de 2020.

É um ativo atrativo visto a atual política de distribuição de proventos. Seu dividend yield para os próximos 12 meses é de próximo de 8%. Os analistas ainda destacam o valuation atrativo em que os papéis são negociados.

Fontes: Ativa, BTG Pactual e Elite.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DIVIDENDOS DO MÊS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis