Os BDRs, em termos gerais, é uma forma facilitada de internacionalizar os investimentos, ou seja, de investir em ações estrangeiras.

Para entender um pouco melhor, os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são recibos de empresas não listadas na Bolsa brasileira que dão acesso para investir em ações de empresas estrangeiras listadas no exterior, como Facebook, CocaCola, Google, Apple, Amazon, entre várias outras.

Abaixo listamos alguns fatos para você entender melhor sobre este tipo de investimento:

1 – É fácil e barato investir em um BDR

Recentemente, em agosto de 2020, a CVM liberou para que qualquer investidor pessoa física invista em BDR de nível 1. Portanto agora, basta ter uma conta em alguma corretora e executar o investimento através da plataforma Home Broker ou pela mesa de operações. Com cerca de 100 reais já é possível investir em BDR.

2 – Com BDR você pode receber dividendos

Quando a empresa estrangeira distribui dividendos, esse valor passar por um desconto entre comissões e taxas até chegar no investir já com o valor convertido para o real.

3 – Comprar um BDR não é comprar uma ação estrangeira

Na prática, uma empresa depositária (que pode ser uma instituição financeira) compra ações no exterior, coloca este ativo sob custódia e emite um certificado que acompanhará o rendimento da ação da empresa comprada (a ação estrangeira), portanto você – comprador de BDR –  não estará comprando a ação da empresa estrangeira diretamente, mas sim um recibo que se expõe à variação do preço deste ativo.

4 – BDR não é a única forma de investir no exterior sem mandar o dinheiro para fora

Além dos BDRs, há outras alternativas de internacionalizar os seus investimentos. As mais comuns são, via ETFs (fundos que replicam o desempenho de um grupo de ativos) e Fundos tradicionais especializados em investimento no exterior, no qual envolve uma equipe de profissionais especializados em encontrar as oportunidades dentro de um cenário global.

5 – BDR apresenta volatilidade duplicada

Já se sabe que o valor do BDR está atrelado ao valor da ação estrangeira, portanto os preços estarão expostos às oscilações típicas do mercado. Contudo há outro adicional nesta volatilidade, que é a variação cambial, influenciando diretamente no valor do BDR.

Conclusão:

Os BDRs apresentam, como principal vantagem, o acesso simplificado de se investir em empresas estrangeiras, sem o custo e dificuldades operacionais de enviar dinheiro para outros países, tributações e etc.

Este tipo de investimento é considerado de renda variável, que, naturalmente, apresenta risco em comparação com outras aplicações.

A lógica de todo investimento é que você entenda como funciona, do mesmo modo como é feito com as ações brasileiras, portanto, este racional é preciso ser feito com os BDRs, via informações sobre o mercado externo, dados da empresa e etc. Assim, você terá uma real clareza se é ou não uma boa opção para sua carteira.