Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada em 19 de maio, a taxa básica de juros foi mantida em 10,50%. Assim, os analistas da XP com foco em ações para investir na Bolsa de Valores brasileira sinalizaram o que pode ser atrativo neste momento.
Conforme o Banco Central e diversos profissionais, a decisão sobre a Selic refletiu a cautela diante das incertezas globais e da atividade econômica robusta no Brasil. Bem como, com projeções de inflação em alta que podem atrapalhar a rota de levar o indicador para a meta.
Estratégias em um cenário de alta volatilidade
A pausa no ciclo de corte de juros trouxe uma queda de praticamente 10% no Ibovespa no primeiro semestre. No entanto, estratégias focadas em ações descontadas e de alta qualidade registraram desempenhos melhores que o índice e possuem potencial de retomada neste segundo semestre do ano.
Dessa forma, as ações de baixo risco, caracterizadas por menor volatilidade histórica, tendem a oferecer retornos ajustados ao risco mais elevados em comparação a ativos mais voláteis. Conforme os analistas da XP, em períodos de alta volatilidade e incerteza econômica, essas ações proporcionam maior proteção aos investidores.
Entretanto, os especialistas especificam que o fator de baixo risco reflete a tendência de ativos com menor volatilidade histórica em obter maiores retornos ajustados ao risco. Portanto, não significa que não pode cair, mas sim que a oscilação pode ser menor ou sua capacidade de recuperação ser maior.
Ações para investir
Para te auxiliar, a Research XP elaborou uma lista com as 5 empresas mais bem avaliadas no fator de baixo risco em junho. Assim, segundo os especialistas, essas ações são ideais para períodos de mercado volátil e pessimista, oferecendo proteção e estabilidade.
- Ecorodovias (ECOR3) – Setor de Transportes
- Petrobras (PETR4) – Setor de Petróleo e Gás
- Gerdau (GGBR4) – Setor de Mineração e Siderurgia
- M Dias Branco (MDIA3) – Setor de Alimentos e Bebidas
- Lojas Renner (LREN3) – Setor de Varejo
Por outro lado, em mercados de alta, elas podem ter desempenho inferior ao mercado geral, mas a estratégia se destaca em tempos de incerteza afirmam os analistas da XP.
Para encontrar outras oportunidades e conferir a opinião de diferentes fontes relevantes do mercado em um só lugar conecte-se ao Clube Acionista. Além de listas de recomendações você pode encontrar carteiras recomendadas, relatórios e muito mais. Acesse agora e confira!