Ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é algo que pode ser conquistado por qualquer pessoa. Muita gente pensa que investir é só para quem tem muito dinheiro, mas não é bem assim, existem oportunidades para todos independentemente de sua capacidade financeira.

Embora investir não seja uma tarefa fácil, você pode, com disciplina e dedicação ter altos retornos aplicando seu dinheiro em ações.

O mais difícil esta na questão emocional. Se você conseguir montar um plano e for capaz de se manter fiel à ele por um longo período, a Bolsa de Valor pode ser um ótimo ambiente para buscar oportunidades. Basta escolher um bom lugar para investir e seguir alguns passos.

10 passos ganhar dinheiro na Bolsa

Basicamente os dez passos envolvem a sabedoria de controlar os risco, a consciência de organizar uma carteira de investimentos e a disciplina ajustar cada escolha conforme a situação do momento. Veja com mais detalhes os 10 passos para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores:

1. Estudo e Pesquisa

O primeiro passo para qualquer pessoa começar a investir. Este conceito se aplica para qualquer mercado de seu interesse, logicamente, válido para a Bolsa.

Para começar, não é preciso de um diploma ou reconhecimento de experiência, basta ter boas fontes, ser curioso e não confiar em qualquer frase de impacto. Aqui no Acionista defendemos a transparência, por isso, reunimos diversas fontes em um só lugar para ler, compara e decidir com qualidade.

Quer entender melhor o que é fontes de qualidade reunidas em um só lugar? Conheça o Clube Acionista.

Antes de começar a investir, sugerimos que antes, você aproveite algum tempo para estudar e conhecer o mercado. Busque por materiais que ajudem a entender os movimentos, as projeções futuras e as tendências do momento. Assim como, certifique-se sobre as diferentes estratégias possíveis para entrar no mercado.

Além disso, faça o cadastro em diferentes corretoras e veja quais apresentam melhores benefícios dentro de suas prioridades.

2. Dinheiro para Investir

O investimento em Bolsa de Valores contempla diversas alternativas, pelo HomeBroker, você pode fazer inúmeras aplicações. Estas que estão sujeitas a oscilações e podem resultar em ganhos ou perdas.

A perda está limitada ao valor do seu investimento, ciente disso, qualquer decisão precisa ser bem avaliada. Por outro lado, o ganho pode ser ilimitado.

A recomendação de especialistas é que você destine uma parcela pequena no início e divida entre diferentes alternativas e, com o tempo, conforme a confiança vai aumentando, seus aportes também podem acompanhar esse crescimento.

3. Crie uma seleção de prioridade

Há diversos ativos no mercado e investir com qualidade demanda de fazer boas escolhas. Portanto, o ideal é realizar uma seleção (uma lista) daquelas empresas que são prioridade. Essa organização permitirá avaliar se estão ou não em um bom momento para investir.

Qual escolher? Depende de sua prioridade. Há diferentes metodologias para avaliar uma oportunidade, portanto, defina alguns critérios e comece a selecionar.

4. Controle emocional

Um dos passos mais difíceis, pois ganhar gera vícios e as oscilações diárias do mercado podem induzir você ao erro. A principal dica de especialistas sobre o tema é que você tenha uma programação, assim como, não dar tanto foco para o preço do ativo no dia, mas sim nos porquês de seus investimentos.

5. Acompanhe os ativos

Escolher a hora de comprar ou vender é tão importante quanto saber qual ativo optar. Esse conceito vem de acompanhar o mercado, pesquisar os fundamentos e avaliar “preços justos” para os ativos. Assim você saberá se há ou não oportunidade de crescimento para sua prioridade.

Para isso, conhecer alguns indicadores de mercado se torna importante, bem como, entender que o preço da ação, geralmente, tende a convergir no longo prazo para o preço justo. Este que está diretamente relacionado ao potencial de crescimento da empresa e projeções fundamentalistas.

6. Mantenha-se investindo

Investir na Bolsa de Valores não demanda de muito dinheiro para iniciar. Uma boa estratégia é realizar aplicações gradativas (mensais, trimestrais e etc), separando um valor de acordo com seu planejamento financeiro. Com o tempo, as aplicações devem acompanhar aquelas que apresentam maior potencial de ganho.  

7. Equilibre a Carteira

Cuidar dos investimentos significa acompanhar a evolução de cada oportunidade envolvida, ou seja, respeitar os critérios envolve viabilizar o potencial de cada ativo e vender quando este alcançar o objetivo.

Se você colocou uma meta para um determinado investimento, quando alcançado, o melhor a se fazer é vender e buscar novos retornos com outras oportunidades. Normalmente, alguns investidores entram sem critérios e acabam vendendo por qualquer preço ou, até mesmo, por achar que pode subir mais (mesmo que tenha alcançado o objetivo) deixam de aproveitar outra alta por medo de ficar de fora.

8. Aproveite as quedas

Caso você tenha comprado boas oportunidades e por algum eventual contratempo o papel caiu mais do que você espera, este pode significar um bom momento de comprar mais.

No fluxo de aplicação mensal, você pode optar por comprar aquelas com pior desempenho. O racional envolve tanto o conceito de reequilíbrio de carteira, a ideia de que agora estão mais baratas para aumentar a exposição do papel.

9. Reinvista os proventos

A distribuição dos lucros é outra forma de seguir crescendo o portfólio. Os lucros entrarão direto na conta da corretora, então torna-se uma boa alternativa para reinvestir o dinheiro e potencializar os ganhos.

10. Controle as operações

Não há necessidade de acompanhar os preços dos ativos todos os dias, além de ser desnecessários, pode levar você a tomar decisões equivocadas. O mais importante é estar atento ás oportunidades, avaliar as movimentações e respeitar que o investimento precisa de tempo para gerar o lucro.

Publicidade