Por favor, não parem de ler o texto apenas por causa do título, aparentemente incompreensível.

Yàzhõu shùnfeng, em chinês simplificado, significa Bons Ventos na Ásia.

Para começar, a Bolsa de Valores de Hong Kong subiu impressionantes 26% em um mês.

Há 38 dias, Xi Jinping deu uma demonstração de força ao ser eleito para um terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, alterando uma norma de dois termos no máximo para cada líder.

Na mesma ocasião, o antecessor de Jinping, Hu Jintao, foi expulso do plenário no Grande Salão do Povo, reforçando o poder de Jinping e do grupo que o segue.

Acontece que o partido comunista chinês é uma coisa e o povo, outra.

Começaram a pipocar protestos contra a política de Covid Zero, com lockdowns em diversas cidades do país, protestos esses que se agravaram com a morte de 38 pessoas retidas em uma fábrica de roupas, sendo a maioria composta por mulheres.

As manifestações anti Xi Jinping se alastraram.

O secretário-geral não perdeu tempo. Endureceu contra os protestos, mas, simultaneamente, atendeu aos anseios dos reclamantes. Relaxou a política de Covid Zero e tratou de iniciar uma campanha de reforços de vacina.

Imediatamente os mercados asiáticos reagiram positivamente.

A B3, com tantos papéis sinodependentes, esqueceu um pouco as negociações da transição local e se deixou levar pelos bons ventos da Ásia.

Ivan Sant’Anna.

Nota do editor: Se você gosta dos textos do Ivan Sant’Anna, na plataforma Inv Streaming você encontra vários conteúdos escritos e roteirizados por ele, além de séries sobre educação financeira, e tudo por um único preço, R$ 27,90. Clique aqui e conheça.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte