XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos

XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos

Com o objetivo de trazer liquidez para um mercado antes completamente ilíquido, a XP lançou a primeira plataforma do Brasil de negociação secundária de fundos fechados alternativos, englobando estratégias como private equity, venture capital e special situations.

Especialista de fundos de investimento da gestora, Lucas Brandão destaca que os fundos alternativos são produtos que historicamente sempre foram oferecidos somente aos grandes investidores institucionais e aos multimilionários.

“Desde 2020, a XP vem revolucionando este mercado, promovendo maior acessibilidade ao investidor brasileiro através de produtos como XP Private Equity e EB Fibra que atraíram mais de 5.000 cotistas cada, além de diversos outros cases de sucesso, captando mais de R$ 3,2 bilhões no ano, 10x mais do que tinha captado em toda a história”, diz.

E acrescenta: “no entanto, o desafio ainda é grande. Investimentos alternativos são alocações de longo prazo por definição, com duração que pode variar entre 5 e 20 anos. Ainda assim, muitos potenciais investidores deixam de alocar na classe exatamente pelo prazo mais dilatado. É neste contexto que nasce a Plataforma de Secundário de Fundos Fechados.”

XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos

XP: conceito

Segundo ele, a plataforma visa permitir aos investidores que queiram sair de suas posições, colocar as suas cotas à venda num mercado de balcão, disponibilizando-as para outros investidores. A transação se concretiza quando a ponta vendedora e comprado estabelecem um preço comum, e a transferência é realizada via um mecanismo chamado de “cessão de cotas”. É importante ressaltar que tanto a operação de compra, quanto a de venda deve ser realizada através dos assessores de investimento.

Principais benefícios para o vendedor

Liquidez: a possibilidade de desinvestir de um fundo alternativo de forma antecipada permite que o investidor acesse aquele recurso que antes estava disponível, para utilização em outros fins, principalmente em casos de urgência e necessidade de caixa;

Rebalanceamento de portfólio: possibilidade de reestruturar a carteira em caso de super exposição a alternativos em relação aos demais ativos.

Principais benefícios para o comprador

Estratégia de alocação: possibilidade de acessar mais rapidamente diferentes gestores e mandatos mesmo após a oferta do fundo;

Exposição rápida ao mercado de alternativos: possibilidade de acesso a estratégias de fundos alternativos sem longos períodos de capital comprometido;

Potencial redução do efeito da Curva-J;

Diversificação em diferentes safras;

Acesso a ativos potencialmente descontados;

Redução do Blind pool risk: ao investir num fundo já existente, o investidor tem maior acesso a informações sobre as transações passadas do fundo, aumentando a transparência e fornecendo visibilidade sobre o potencial desempenho futuro;

Possível Upside de Retorno

Acessando a plataforma

As operações da Plataforma de Secundário são executadas somente através do seu Assessor/a de Investimentos, contate-o em caso de dúvidas.

  • Só clique aqui se já for investidor

O post XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira.


Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.