Veja a avaliação do BB Investimentos referente as ações da WEG (WEGE3) que fazem parte da Carteira BB ESG. Dessa forma, os analistas do banco destacam que o tripé de Sustentabilidade tem sido fundamental para a construção de resultados robustos ao longo da jornada desta companhia, que compõe os principais Índices ESG.

WEG tem visão global sobre ESG

Conforme o relatório do BB, desde a sua concepção em 1961, o tripé de Sustentabilidade está lado a lado da construção dos resultados WEG. Todavia, a visão ESG desta companhia, que está entre as maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, tem caráter global. Dessa forma, permeia suas 45 plantas industriais, presentes em 12 países e 4 continentes.

Sendo assim, signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, possui 8 destes incorporados a sua estratégia, com alvo para 2030. Portanto, compõe os índices IGCX, ISE e ICO2 da B3, S&P/B3 Brazil ESG, Dow Jones Sustainability, MSCI ESG Leaders, FTSE4Good, Clean200, e tem em sua prateleira os prêmios Guia Exame Sustentabilidade e Sustentabilidade Broadcast.

Ambiental

Detentora das Certificações ISO 14001 e 50001, a WEG possui Programas de Melhoria Ambiental alinhados às metas do ODS 12. Que visam alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, bem como reduzir a geração de resíduos até 2030 por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

Dentre as principais iniciativas, o BB destaca: (i) o Pilar de Meio Ambiente do WEG Manufacturing System (WMS), (ii) o uso de embalagens sustentáveis, produzidas pela RF Reflorestadora, em áreas próprias de reflorestamento; além dos (iii) R$ 10,4 mi investidos em meio ambiente no Brasil, em 2019. Sendo 45% para remuneração e capacitação da Gestão Ambiental, P&D e Certificações, 33% para Controle e tratamento de resíduos e emissões, e seguros ambientais, e 22% para Equipamentos de controle ambiental.

Social

Segundo o BB, Mais do que mitigar os impactos negativos da presença dos seus 46 parques fabris em 12 países de grande diversidade econômica e cultural, a Weg tem contribuído de forma positiva para a sociedade.

Desde a concepção do CENTROWEG (Centro de Treinamento para Menores) em 1968, projetos sociais de educação, cultura, saúde e inclusão social fazem parte do escopo WEG, regidos por uma Política de Investimento Social, de âmbito global, alinhada ao ODS. Em 2019, a companhia investiu R$ 13 mi em 126 projetos sociais pelo mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da WEG para 2030, compreendem: Saúde e Bem Estar (ODS 3) e Educação e Qualidade (ODS 4).

Governança

De acordo com o BB, além de possuir ADRs – Nível 1 (American Depositary Receipts), negociados nos EUA, a WEG é listada no segmento Novo Mercado da B3. Assim, possui sólida estrutura de Governança Corporativa composta por um Conselho de Administração (7 membros, sendo 3 independentes), Diretoria Executiva (10 membros). E um Conselho Fiscal permanente (3 membros efetivos e 3 suplentes).

A Gestão de Riscos da companhia, sob a égide do Conselho de Administração, é global e contempla as dimensões:

(i) Estratégica,

(ii) Financeira,

(iii) Pessoas,

(iv) Processos e

(v) Compliance e Governança.

Sua Política de Prevenção e Combate à Corrupção atende padrões nacionais e estrangeiros.

Controvérsias relacionadas a WEG

Por fim, o BB não observou controvérsias relevantes envolvendo a WEG que pudessem ocasionar redução de seu score ESG, ou alterar a percepção da companhia nesta frente.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte