A WEG (WEGE3), com a Interunion, empresa de projetos e fornecimento de tecnologia no setor sucroenergético, está fornecendo equipamentos para a geração de energia elétrica com a utilização do vapor para a maior usina de recuperação energética de lixo do país. É um projeto do Grupo Orizon (ORVR3), referência em valorização de resíduos, em parceria com a Sabesp, com início das operações previsto para 2027, em Barueri, São Paulo.

Pioneirismo

O projeto é pioneiro no brasil e prestará um enorme serviço à comunidade ao processar os resíduos sólidos do sistema de coleta de lixo dos municípios de Barueri, Carapicuíba e Santana do Parnaíba, municípios da Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com Milton Pilão, CEO do Grupo Orizon, a solução é uma alternativa para a região com alta concentração populacional e zonas reduzidas para o tratamento por meio de aterramento.

“O Grupo Orizon está construindo a primeira planta de Waste to Energy do Brasil. A unidade entrará em operação em janeiro de 2027, e contribuirá para a destinação adequada dos resíduos, já que, a região é altamente adensada em termos populacionais, com aterros sanitários cada vez mais distantes e com menor vida útil”, destaca.

Ásia e Europa já adotam

Esse tipo de projeto de de recuperação energética são bastante adotados em países asiáticos e europeus, onde já não há mais áreas para aterros sanitários e, agora, começam a conquistar terreno na América Latina. “Somos precursores ao implantar a solução, o que nos deixa ainda mais preparados para novas oportunidades no setor”, acredita Pilão.

WEG – O escopo de fornecimento da WEG consiste em um conjunto turbogerador de 20MW de capacidade (foto), composto por uma turbina a vapor de condensação com tecnologia de reação, redutor turbo e gerador síncrono linha ST 41. O fornecimento conta ainda com unidade hidráulica, painéis com sistemas de proteção e controle, além de uma gama completa de serviços, incluindo instalação, comissionamento, partida e operação assistida, treinamento prático aos operadores e teste de performance.

Divulgação

“Estamos orgulhosos de participar deste projeto pioneiro no Brasil, que terá um impacto extremamente positivo na comunidade de Barueri e em todo o país. Isso reforça o compromisso da WEG em contribuir cada vez mais para um mundo mais eficiente e sustentável”, destacou Paulo Sinoti, Diretor da WEG Energia.

320 mil pessoas abastecidas por ano

A obra de implantação da URE Barueri terá duração de 30 meses, e representa uma mudança significativa na gestão dos resíduos urbanos ao transformar resíduos sólidos em energia elétrica despachável, suficiente para abastecer cerca de 320 mil pessoas por ano. Além de ser uma solução sustentável, segundo a WEG, este projeto converte um passivo ambiental em energia limpa, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional.

(Fonte: WEG)