Entre os principais destaques, estão:
• Volume de vendas foi 14,8% inferior na comparação trimestral, com menores vendas do Ciclo Otto (-16,6%), produtos de aviação (-82%) e coque (-25,7%); devido aos efeitos da Pandemia, mas também por conta da sazonalidade menos favorável no 2o trimestre de cada exercício;
• Destaque para o diesel, com ligeiro crescimento (+0,16%);
• Ainda, importante destacar o ganho de market share total de 0,4% na média do 2T20 vs 1T20, com importante avanço tanto no segmento B2B (+2,4%) quanto na revenda (+1,4%), parcialmente atenuados pela forte redução de volumes no segmento de aviação, onde a BR tem expressiva participação. No diesel, market share avançou em 1,2% e, no ciclo Otto, 1,9%;
• A receita líquida apresentou redução de 38,1% em comparação com o 2T19 em função, principalmente; da queda no volume dos produtos vendidos e redução do preço médio de realização. Na comparação QoQ a redução foi de 29,8% pelas mesmas razões apresentadas;
• As despesas operacionais foram de R$ 735 milhões no 2T20, uma importante redução de (-27,4%) na comparação YoY com destaque para R$ 278 milhões inferiores às realizadas no mesmo período do ano anterior, em função, principalmente função de menores gastos com Pessoal (-R$ 156 milhões), com Fretes (-R$ 33 milhões), Publicidade e cultura (-R$ 5 milhões) operações e logísticas (-R$ 22 milhões) e Engenharia e SMS (-R$ 19 milhões);
• O EBITDA ajustado reportado para o período do 2T20 foi R$ 816 milhões ou R$ 104/m3 em comparação com um EBITDA de R$ 506 milhões ou R$51/m3 no 2T19 e de R$ 545 milhões no 1T20, tal resultado é reflexo direto da desvalorização dos estoques ocorrida no 2T20, compensado parcialmente pela redução das despesas operacionais, principalmente em razão do Plano de Transformação Organizacional e efeito positivo de R$ 376 milhões de recuperação de créditos de PIS/COFINS;
• Lucro Líquido foi de R$188 milhões vs. R$302 no mesmo período em 2019.
Impacto: Positivo. Apesar do grande impacto que a pandemia causou no setor de distribuição de combustível, a BR Distribuidora se mostrou ser uma empresa resiliente a medida que seguiu gerando lucro, mesmo com o volume de vendas sofrendo uma certa queda. Seguimos positivos quanto ao papel.