Não é nada mais que a inflação escondida nos preços dos produtos e serviços, eles não aumentam diretamente, mas as empresas reduzem a quantidade ou qualidade dos itens oferecidos ao mesmo preço. Reduflação é isso. Pode ser feito de várias maneiras, como embalagens menores, redução na quantidade de ingredientes, diminuição da qualidade dos materiais ou componentes, entre outras estratégias.

Lembra que as barras de chocolate fazem poucos anos tinham 200 gramas, depois diminuíram para 180 e continuaram reduzindo o tamanho e mantendo o preço e hoje temos uma barra de 90 gramas com preço comparado de quando eram 200 gramas, ou já pensou que tinha comprado creme de leite ou leite condensado e na verdade era uma mistura láctea de soro, bem longe dos ingredientes originais, essa é a famosa “reduflação” no dia a dia ou como chamam os americanos de shrinkflation.

Embora essa prática possa ajudar as empresas a manterem os preços aparentemente estáveis, nós consumidores acabamos pagando mais pelo mesmo produto ou serviço. A inflação escondida é prejudicial no controle dos gastos e orçamento porque temos que optar por produtos ou serviços de menor qualidade ou pagar um preço bem caro para consumir os mesmos itens.

Dicas para driblar a reduflação

Felizmente, existem algumas maneiras de lidar com a inflação escondida no dia a dia. Aqui estão algumas dicas úteis:

Compare preços: Compare preços entre diferentes marcas e fornecedores para ajudar a identificar se um produto está sendo vendido por um preço razoável ou se você sendo vítima da inflação escondida. Faça uma pesquisa antes de comprar algo e compare as opções disponíveis.

Verifique as informações nutricionais: Em muitos casos, a inflação escondida é feita através da redução do tamanho das embalagens como exemplifiquei anteriormente ou da diminuição da quantidade de ingredientes. Verificar as informações nutricionais na embalagem pode ajudar a identificar essas reduções e, consequentemente, o aumento dos preços.

Fique atenta aos anúncios: Os anúncios podem ser enganosos e, em alguns casos, podem esconder a inflação. Por exemplo, um anúncio pode promover um produto pelo mesmo preço que sempre foi vendido, mas com uma embalagem menor. Portanto, é importante ler as informações do produto com cuidado e não se deixar levar por anúncios enganosos.

Compre em atacado: Comprar em grandes quantidades pode ajudar a economizar dinheiro e evitar a inflação escondida. Isso pode ser especialmente útil para itens que você usa com frequência, como alimentos não perecíveis, produtos de higiene ou de limpeza.

Busque alternativas: Em alguns casos, pode ser necessário buscar alternativas mais acessíveis. Por exemplo, se um produto se tornou muito caro devido à inflação escondida, procure por uma marca mais barata ou faça uma versão caseira do produto.

A inflação escondida pode ser uma armadilha para o orçamento das famílias, mas estar ciente dela e tomar medidas para evitá-la pode ajudar a manter as finanças sob controle. Com essas dicas simples, é possível lidar com a inflação escondida no dia a dia e evitar pagar mais do que o necessário pelos produtos e serviços.

Te vejo na próxima quinta feira!!!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte