Você sabe o que é a liderança situacional? Então, você precisa conhecer mais sobre o estilo de liderança que vem sendo aplicado com frequências em empresas de diversos segmentos. Como liderar não é uma tarefa fácil, é preciso encontrar meios de estimular e dar autonomia para os colaboradores e vislumbrar o crescimento exponencial da empresa.
Conhecer diversos estilos de liderança é obrigação de qualquer líder. A liderança situacional, por exemplo, é uma excelente alternativa para otimizar a produtividade e os resultados da empresa. Aqui, vamos entender melhor como um líder pode melhorar a sua performance aplicando a liderança situacional no seu trabalho.
O que é liderança situacional?
Dentre os tipos mais conhecidos de liderança, a liderança situacional é um dos mais populares. Diferente de outros estilos, a liderança situacional não tem características rígidas, ou seja, não tem um método de atuação fixo. Basicamente, esse conceito ressalta que o líder deve agir de acordo com o que cada situação pede.
O conceito de liderança situacional surgiu em 1969 através do livro “Management of Organization Behavior – Utilizing Human Resources”, que em português pode ser traduzido para o português como “Gerenciamento de Comportamento da Organização – Utilizando Recursos Humano” de Blanchard e Hersey.
Lá atrás, a liderança situacional era conhecida como a “Teoria do Ciclo de Vida da Liderança”, ou seja, a ideia que os autores do conceito defendiam desde o início é que não há como aplicar apenas um estilo de liderança. Para eles, o estilo de liderança deveria ser definido pelas características do líder, pelas habilidades dos membros da empresa e pela situação atual.
Na década de 1980, a liderança situacional ganhou nome através do livro de Hersey intitulado “The Situational Leader”. O escritor também fundou um centro de estudos para debater questões ligadas a liderança. Nesse centro, Hersey desenvolveu diversos treinamentos sobre o tema.
Outro grande defensor da liderança situacional é o jornalista Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional” e de “Leadership That Gets Results”, que pode ser traduzido como a “Liderança que obtém resultados”, onde defendeu a tese de que a ideia de liderança deve se adaptar a qualquer situação.
Quais são as vantagens de aplicar a liderança situacional em uma empresa?
Os motivos para investir na liderança situacional são os mais diversos. Aqui mostraremos as principais vantagens de adaptar o seu estilo de liderança a situação pela qual sua empresa está passando. Conheça as principais vantagens da liderança situacional para o seu negócio abaixo:
Visão estratégica
A liderança situacional se adapta a qualquer tipo de situação, os líderes que a executam não usam apenas um estilo de liderança, por isso eles possuem uma visão estratégica mais profunda sobre o negócio.
Adotar esse perfil de liderança aponta que cada empresa deve ter um estilo de liderança diferente. Cada uma tem suas próprias características, seus próprios funcionários e por isso devem agir de maneiras diferentes para obterem bons resultados.
Assim, o líder que aplica a liderança situacional é aquele que avalia as habilidades de seus colaboradores e os fatores que envolvem a empresa para definir os rumos da organização.
Autonomia dos colaboradores
A liderança situacional é uma ótima alternativa para motivar os colaboradores. Esse modelo de negócio tende a dar mais autonomia aos funcionários, já que o gestor uso o estilo de liderança que mais combina com cada membro da equipe. Essa forma de lidar com os subordinados ajuda no desenvolvimento deles, melhorando o desempenho no curto e médio prazo.
Dessa maneira, o líder pode coordenar a empresa de maneira individual. Podendo fazer com colaboradores mais experientes tenham mais autonomia e liberdade para tomarem as suas próprias decisões. E que colaboradores novos e/ou desmotivados consigam receber o auxílio necessário para melhorarem suas performances.
Facilidade em atingir metas
Por tratar cada situação da maneira mais adequada, a liderança situacional é uma excelente forma de acelerar a produção de resultados. Dentro desse método é possível alcançar metas com mais agilidade e facilidade.
Um líder que aplica a liderança situacional sabe das competências e pontos de melhoria de cada membro de sua equipe e da empresa, e com isso consegue prover melhores condições de trabalho e infraestrutura como um todo. Dessa forma, ele consegue encontrar as melhores maneiras de atuar no mercado e desenvolver os profissionais da empresa.
Fortalece a cultura organizacional
Com mais autonomia e sem um líder autoritário, os colaboradores tendem a ter mais confiança, liberdade e se comunicam melhor no trabalho. Isso ajuda a criar uma cultura organizacional mais harmoniosa na empresa. A liderança situacional pode ser a chave para desfazer conflitos internos e melhorar os pontos necessários para uma empresa decolar no mercado. Uma cultura organizacional forte e representativa é importante para que uma pessoa possa crescer, atrair mais clientes e ter um melhor relacionamento com os seus fornecedores. Também ajuda na construção de um posicionamento firme da marca e no alinhamento de ideias e expectativas para o sucesso do negócio.