Quem disse que é preciso passar horas estudando para superar os gestores profissionais? É fato que a maioria dos gestores são altamente inteligentes, bem instruídos, esforçados e extremamente competitivos. Se você estiver entre os 2% melhores nos EUA, estará na elite da indústria financeira.
Mas o mais surpreendente? Não é necessário tanto esforço para superar 98% deles no longo prazo. Você não precisa de um QI de 160, um MBA ou trabalhar 80 horas por semana estudando os mercados. Na verdade, quanto menos competitivo você for, maior será sua capacidade de seguir uma estratégia que pode gerar retornos líquidos de impostos superiores a 98% dos mutual funds.
Os dados mostram que, nas últimas décadas, bastava comprar um fundo de índice de base ampla (broad-based index fund) e segurá-lo por anos.
Se é tão simples, por que os gestores profissionais não conseguem superar o mercado?
A S&P Global publica semestralmente o SPIVA Scorecard (S&P Indexes Versus Active), que compara o desempenho dos mutual funds com gestão ativa contra seus respectivos índices de referência. A última atualização mostrou que 90% dos fundos nos EUA tiveram desempenho inferior ao índice S&P Composite 1500 nos últimos 10 anos.
Por que os gestores perdem para o mercado? A explicação é simples: o mercado é um jogo de soma zero. Para cada gestor que compra uma ação, outro está vendendo. Como a maior parte do capital é negociada por investidores institucionais, quem está do outro lado da negociação geralmente é outro profissional. Ambos não podem estar certos ao mesmo tempo.
O resultado: o retorno médio dos gestores tende a ser próximo da média do mercado.
Porém, fundos de investimento não são gratuitos. Eles cobram taxas de administração, que corroem os retornos. Assim, mesmo um desempenho mediano, já coloca os gestores abaixo da média do mercado. A longo prazo, superar essas taxas torna-se um desafio crescente, comprovado pelo número cada vez menor de fundos que vencem o índice de referência após as taxas.
Outro ponto importante é a ineficiência fiscal dos fundos de gestão ativa. Além das taxas, os impostos são outro obstáculo. Sempre que um investimento é vendido com lucro, há imposto sobre o ganho de capital. Se mantido por mais de um ano, a alíquota é reduzida, mas se vendido antes disso, aplica-se a tributação normal.
Como os mutual funds de gestão ativa negociam frequentemente, acabam gerando altos custos tributários para seus cotistas. A S&P Global calculou os retornos após impostos no SPIVA Scorecard e descobriu que mais 8% dos fundos caíram abaixo do índice de referência, elevando para 98% o total de fundos que não superaram o mercado após a tributação.
O que isso significa para você?
Os dados sugerem que você pode superar quase todos os mutual funds gerenciados profissionalmente simplesmente comprando e mantendo um fundo de índice diversificado.
Um dos melhores exemplos é o State Street SPDR Portfolio S&P 1500 Composite Stock Market ETF (SPTM), que acompanha o S&P 1500 e tem uma taxa de administração de apenas 0,03% – uma das menores do mercado.
Mas há ressalvas. É importante lembrar que o passado não garante o futuro. Não podemos assumir que os próximos 20, 30 ou 40 anos terão os mesmos resultados. Além disso, períodos específicos podem gerar retornos negativos prolongados. Quem investiu em 2000, por exemplo, teve perdas nominais mesmo após 10 anos. Poucos investidores suportam ficar tanto tempo no “vale das trevas” do mercado.
Outro ponto: este estudo comparou apenas fundos de gestão ativa versus ETFs que seguem o S&P 1500. Estratégias que combinam diferentes classes de ativos – como renda fixa, ouro e ETFs estratégicos – junto com uma gestão ativa das alocações, tendem a gerar resultados ainda melhores.
E é exatamente isso que fazemos há 20 anos em Nova York, posicionando-nos entre os 2% de melhor performance do mercado.
Bruno Corano é empresário, investidor e economista formado pela Universidade da Pensilvânia (UPenn). É sócio controlador da Corano Capital NYC, maior gestora privada brasileira nos EUA.
O post Você pode superar 98% dos gestores com uma estratégia simples de investimento apareceu primeiro em BPMoney.