Tudo bem com você? No post anterior a gente conversou sobre dinheiro e poupança, para dar seguimento à ideia do “poupar”, trouxemos agora uma pergunta para você parar e pensar: você guarda ou investe sua grana? o que é melhor? Vai pensando enquanto lê.
Eu sempre tive dúvidas em relação a isso, me confundia porque parecia a mesma coisa. Então resolvi ir atrás de informações e olha só, fui surpreendida ao saber a diferença. Descobri que guardar dinheiro é separar uma quantia, um pouco todo mês e deixar em em uma conta, manter esse valor estável, livre de tarifas e movimentação. No entanto, é bom que essa economia apresente algum rendimento, para se manter acima da inflação, que é o que vem pegando. E é essa inflação que acaba comendo a tua grana guardada caso não tenha nada de retorno.
Partiu?
Por isso muita gente vai na poupança, e como falei com você semana passada, não vale a pena. Então, bora investir? Investir a grana quer dizer que você vai aplicar um determinado valor para que ele seja utilizado e assim trazer rendimentos futuros, com base no reajuste de indexadores, juros entre outros.
Eu investi com um propósito: viajar daqui a um ano. Então você tem que entender que é melhor investir para um determinado fim e você não perde dinheiro. Outra coisa, que você saiba que o que pode comprar agora, poderá comprar mais além porque a sua grana rendeu.
Eu descobri também que existem muitos tipos de investimento disponíveis, seja por meio dos bancos ou então das corretoras de valores, que dão acesso a aplicações de renda fixa ou variável, entre outros títulos, que colocam o capital em movimento e permitem o acúmulo de patrimônio. Se você tem um app de banco digital por exemplo aí no seu celular, deve saber que há opções de investimento em dois cliques, confere? Então, está mais fácil que antigamente.
Enfim, o que é melhor? guardar ou investir a grana?
De acordo com a XP, onde fui buscar informações, é preciso deixar claro que o dinheiro só tem valor se ele estiver fluindo. Parado, ele está sujeito a desvalorização constante por conta de juros, inflação, câmbio e muitos outros indicadores. Colocar suas economias embaixo do colchão ou no cofrinho de porco, fora do mercado faz com que ele perca seu valor e poder de compra ao longo do tempo.
Guardar dinheiro é uma medida importante, mas ela não supera as vantagens de fazer um investimento, saca? Na prática, ela é útil por períodos curtos, exatamente para gerar capital e poder realizar uma compra de alto valor ou então aplicar.
Quer dicas?
O Clube Acionista disponibiliza um beabá pra você que quer começar a investir, é o Descomplicando. Vai lá.