Mais do que a brincadeira, que pode parecer prepotência, a pergunta acima traz a reflexão sobre um encontro consigo mesma e um se descobrir contínuo (por isso o gerúndio).

Costumo dizer que autoconhecimento vicia e é um caminho sem volta. Isso porque a jornada de autoconhecimento é constante, ela é sobre se encontrar, descobrir quem você é e isso é um romance pra vida toda.

Se considerarmos que a sua fórmula (aquilo que te define ou sua essência como tanto se fala por aí) é única, pois não existe ninguém igual a você, isso significa que temos um jeito próprio de fazer e encarar as coisas. E autoconhecimento é sobre descobrir e entender esse caminho, essa marca, essa maneira que cada uma de nós tem de chegar lá. Quanto mais você se encontrar, maior a liberdade de ser quem se é e de fazer o que faz sentido pra você

Por isso compartilho algumas lições aprendidas e observadas nessa jornada de autoconhecimento e liderança feminina:

– é (sempre) sobre a gente; o segredo está em olhar pra dentro. Como já dizia Jung “Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta”

– importância de se conhecer: tanto suas forças, seu potencial, quanto seus limites, seus gaps para alcançar resultados melhores

– sem autoconhecimento não existe alta performance (considerando o sentido mais amplo e integral da expressão, em que a melhor entrega é a que acontece mantendo o equilíbrio dos vários aspectos da nossa vida)

– Autoconhecimento significa liderança da própria vida porque você aprende a se priorizar

Portanto, repito a pergunta: “Você está se achando?”

Se ainda não, comece imediatamente! Você vai se surpreender quão longe pode ir. E se você já se acha, continue. Você já sabe que é sobre viver e deixar as coisas acontecerem naturalmente, já descobriu que aconteça o que acontecer, você pode ser feliz porque tem tranquilidade em seu interior e você já entendeu que, o que você mais precisa, está dentro de você mesma e passa a se preencher disso – você aprendeu a gostar de morar em você.

Marcele Almeida

Marcele Almeida é carioca, mãe da Mariana e do Miguel (maior realização do CV!), apaixonada por música, praia, livros, viagens e acredita que toda conversa fica melhor, acompanhada de um sorriso e um bom vinho! É graduada em Psicologia pela UFF, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ e MBA Executivo pela Coppead e Formação em Coaching de Liderança. Mentora de Vida e Carreira, Consultora nas áreas de RH e Psicóloga Clínica, com objetivo de ajudar as pessoas a encontrar e trilhar seus caminhos em busca da própria felicidade.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte