Publicidade

Você está pronto/pronta para o futuro?

Tempo de leitura: ‍

Imagem: Freepik

Existem basicamente três tipos de indivíduos no mundo: os ignorantes, os desesperados e os preparados. Os primeiros não fazem ideia do que está acontecendo; os segundos percebem o que acontece, mas não sabem como enfrentar; enquanto os últimos aproveitam as oportunidades.

Esses grupos trocam de lugar conforme o contexto em que se encontram, de modo que uma pessoa ignorante ou desesperada em uma situação pode estar preparada para outra. Nesse sentido, o grande desafio atual é conseguir se manter preparado para aquilo que importa para o futuro, pois a velocidade de evolução tecnológica atual é tão alta, que dificulta enxergar o que devemos fazer para nos preparar.

Para enfrentar e vencer a revolução tecnológica atual e todas as outras que ainda virão, é necessário adotar uma postura “future ready”, investindo em estratégias que nos colocarão na dianteira do caminho para o futuro. Para tanto, precisamos de novos métodos e habilidades na nossa caixa de ferramentas para aproveitar as oportunidades na jornada.

Como liderar o futuro

Fomos educados para sermos bons em reagir, mas no contexto que se apresenta, precisamos aprender a antecipar e “hackear” a nossa evolução. Apenas aqueles que estão preparados conseguirão liderar os seus futuros, seja nos negócios ou em quaisquer áreas da vida.

No entanto, isso não é fácil, pois transformações requerem esforço, demandando conhecimento, estratégia e disciplina para serem bem-sucedidas. Com esse propósito em mente, escrevi o livro “Liderando o Futuro” destrinchando esse processo em três dimensões complementares: 1) ampliação da visão para enxergar o que precisa ser feito; 2) aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam desenvolver estratégias para traçar os melhores caminhos para o futuro e; 3) desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para isso.

Fica aqui, portanto, esse meu convite de leitura para empreendedores, líderes corporativos e qualquer pessoa que deseje se manter relevante nessa jornada para o futuro, aprofundando especialmente o desenvolvimento do “Pensamento Crítico”, que é a mais importante habilidade para o futuro e o foco principal da terceira parte do livro. O futuro não perdoa a falta de preparo.

Por Martha Gabriel, referência em inovação no Brasil e autora de Liderando o Futuro (DVS Editora). Ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, considerada um dos principais pensadores digitais do Brasil. Futurista pelo IFTF (Institute For The Future), engenheira (UNICAMP), pós graduada em Marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan, é autora dos best-sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar: A Evolução Digital (R) na Educação” (finalista do Prêmio Jabuti) e “Você, Eu e os Robôs”, (finalista do Prêmio Jabuti).

(Enviado por LC Agência de Comunicação)

Publicidade
Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.
Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Mês das Mulheres: Carol Paiffer, CEO da Atom

Neste mês de março, Mulheres em Ação traz conteúdos especiais, pontuando o feminino e todo seu universo. Começamos com a história da CEO da Atom S/A, Carol Paiffer (foto), contada por ela mesma neste artigo: Trabalhar, estudar e se inspirar! Onde nasce um empreendedor? Muitas pessoas me perguntam quando comecei

Os principais erros na declaração do IR e como evitá-los

O mês de março está chegando e com ele o temido leão começa a bater na porta de todos os contribuintes, com isso começam as dúvidas e inseguranças na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda (IR), preparei nove dicas com os principais erros pra você ficar atento.

Irani (RANI3) entra para o Índice Teva Mulheres na Liderança

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani conquistou mais um reconhecimento em relação à igualdade de gênero. A companhia passou a integrar a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança.  Promover mais mulheres a cargos de liderança é uma das metas da Irani em

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.