Existem basicamente três tipos de indivíduos no mundo: os ignorantes, os desesperados e os preparados. Os primeiros não fazem ideia do que está acontecendo; os segundos percebem o que acontece, mas não sabem como enfrentar; enquanto os últimos aproveitam as oportunidades.

Esses grupos trocam de lugar conforme o contexto em que se encontram, de modo que uma pessoa ignorante ou desesperada em uma situação pode estar preparada para outra. Nesse sentido, o grande desafio atual é conseguir se manter preparado para aquilo que importa para o futuro, pois a velocidade de evolução tecnológica atual é tão alta, que dificulta enxergar o que devemos fazer para nos preparar.

Para enfrentar e vencer a revolução tecnológica atual e todas as outras que ainda virão, é necessário adotar uma postura “future ready”, investindo em estratégias que nos colocarão na dianteira do caminho para o futuro. Para tanto, precisamos de novos métodos e habilidades na nossa caixa de ferramentas para aproveitar as oportunidades na jornada.

Como liderar o futuro

Fomos educados para sermos bons em reagir, mas no contexto que se apresenta, precisamos aprender a antecipar e “hackear” a nossa evolução. Apenas aqueles que estão preparados conseguirão liderar os seus futuros, seja nos negócios ou em quaisquer áreas da vida.

No entanto, isso não é fácil, pois transformações requerem esforço, demandando conhecimento, estratégia e disciplina para serem bem-sucedidas. Com esse propósito em mente, escrevi o livro “Liderando o Futuro” destrinchando esse processo em três dimensões complementares: 1) ampliação da visão para enxergar o que precisa ser feito; 2) aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam desenvolver estratégias para traçar os melhores caminhos para o futuro e; 3) desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para isso.

Fica aqui, portanto, esse meu convite de leitura para empreendedores, líderes corporativos e qualquer pessoa que deseje se manter relevante nessa jornada para o futuro, aprofundando especialmente o desenvolvimento do “Pensamento Crítico”, que é a mais importante habilidade para o futuro e o foco principal da terceira parte do livro. O futuro não perdoa a falta de preparo.

Por Martha Gabriel, referência em inovação no Brasil e autora de Liderando o Futuro (DVS Editora). Ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, considerada um dos principais pensadores digitais do Brasil. Futurista pelo IFTF (Institute For The Future), engenheira (UNICAMP), pós graduada em Marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan, é autora dos best-sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar: A Evolução Digital (R) na Educação” (finalista do Prêmio Jabuti) e “Você, Eu e os Robôs”, (finalista do Prêmio Jabuti).

(Enviado por LC Agência de Comunicação)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte