Publicidade

Você conhece os fundos imobiliários de papel?

Tempo de leitura: ‍

Imagem: Freepik

Os fundos de papel são uma categoria específica de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Eles são chamados assim porque investem principalmente em títulos ligados ao mercado imobiliário, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras Hipotecárias (LHs).

Como funcionam?

Constituição do Fundo: A administradora do FII define a estratégia e disponibiliza as informações no prospecto.

O fundo realiza seu IPO na bolsa, levantando capital pela negociação de cotas. Esse valor constitui o patrimônio do fundo.

O gestor utiliza os recursos para montar o portfólio, investindo em CRIs, LCIs e LHs conforme a estratégia.

Pelo menos 95% do lucro líquido é distribuído aos cotistas como dividendos.

A distribuição de dividendos oferece uma fonte regular de renda.

Proporciona uma alternativa acessível para investir no mercado imobiliário.

A presença de títulos de renda fixa reduz a suscetibilidade às oscilações do mercado.

A diversificação do portfólio em diferentes títulos e a negociação na bolsa oferecem liquidez.

Mesmo com títulos de renda fixa no portifólio, são considerados investimentos de renda variável, sem garantias de retorno.

O Imposto de Renda incide sobre os ganhos de capital na venda de cotas, com alíquota de 20%.

Antes de investir em fundos de papel, avalie a estratégia do fundo, a qualidade dos títulos, as taxas e como se alinha aos seus objetivos. Todo investimento tem riscos, e a decisão deve ser baseada numa compreensão sólida do produto e uma análise cuidadosa de seu perfil de investidor.

Publicidade
Eliete Amorim

Eliete Amorim

Pós-graduada em administração financeira e mercado de capitais (FGV). Especialista em Fundos Imobiliários e Educação Financeira.
Eliete Amorim

Eliete Amorim

Pós-graduada em administração financeira e mercado de capitais (FGV). Especialista em Fundos Imobiliários e Educação Financeira.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Os principais erros na declaração do IR e como evitá-los

O mês de março está chegando e com ele o temido leão começa a bater na porta de todos os contribuintes, com isso começam as dúvidas e inseguranças na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda (IR), preparei nove dicas com os principais erros pra você ficar atento.

Irani (RANI3) entra para o Índice Teva Mulheres na Liderança

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani conquistou mais um reconhecimento em relação à igualdade de gênero. A companhia passou a integrar a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança.  Promover mais mulheres a cargos de liderança é uma das metas da Irani em

A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada? A sociedade contemporânea (“sociedade do cansaço”), glorifica a agitação e dá pouco valor para os momentos de descanso e relaxamento. Mas a verdade é que nosso cérebro precisa de tempo ocioso para recarregar e renovar. Inclusive, não fazer nada não é

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.