Outback – Divulgação

A Vinci Partners anunciou a compra da operação do Outback no Brasil, um negócio avaliado em R$ 2,057 bilhões, segundo o Brazil Journal.  

A aquisição envolve 67% das ações da rede no país, enquanto os 33% restantes permanecem com a Bloomin’ Brands, controladora global do Outback.  

A negociação, iniciada no começo do ano, atraiu fundos de private equity, incluindo Mubadala Capital e Advent.  

A estratégia da Vinci é expandir o número de unidades do Outback, de cerca de 200 para mais de 300 nos próximos anos. 

Investidores de grande porte 

Desde o início do processo de venda, a operação brasileira do Outback despertou o interesse de vários investidores.  

Na fase final, Mubadala Capital, que detém o controle da Zamp (que comanda o Burger King Brasil), e o fundo Advent disputavam o negócio com a Vinci Partners.  

A proposta vencedora representou um múltiplo de 6,5 vezes o EBITDA da rede no Brasil, um valor acima da média de mercado para o setor, que gira em torno de 5 vezes. 

Além de um componente secundário, a operação terá uma injeção de capital primária, que procura fortalecer o caixa da rede para dar suporte à expansão planejada.  

Este movimento permite que o Outback Brasil acelere seu crescimento, com uma meta ambiciosa de dobrar o número de unidades até 2028.

O projeto de expansão se inspira na trajetória do Burger King Brasil, também conduzida pela Vinci. 

Expansão do Outback no Brasil 

Atualmente, o Outback Brasil conta com 200 lojas, todas de propriedade da rede, que representam cerca de 15% da receita global da Bloomin’ Brands. O planejamento da Vinci inclui a abertura de mais de 100 novas unidades nos próximos anos.  

A meta é fortalecer a presença da marca em diferentes regiões do país, aproveitando o sucesso de 2022, quando o Outback obteve uma receita superior a R$ 3 bilhões e um EBITDA de aproximadamente R$ 300 milhões. 

O portfólio do Outback no Brasil inclui não apenas a rede principal, mas também outros formatos, como o Abraccio (17 unidades) e o Aussie Grill (2 unidades). No ano passado, a expansão resultou em 18 novas lojas.  

Para a Vinci, a aquisição do Outback Brasil abre oportunidades para repetir o modelo bem-sucedido do Burger King, cuja operação foi adquirida em 2011 e teve IPO em 2017.  

A empresa já possui participação em outras redes de alimentação no país, como a Domino’s e a Camarada Camarão. 

Por que o Outback foi vendido?

A Bloomin’ Brands já havia anunciado a intenção de vender a rede de restaurantes no Brasil.

A decisão foi influenciada pelos resultados financeiros insatisfatórios observados em suas operações globais.

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